Page 130 - Ação integrada de formação de professores
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Neste conjunto de reformas educacionais, agregam-se sistemas de avaliação da qualidade
           e do desempenho escolar, criando-se procedimentos de diagnóstico do panorama educacional.
           Institucionalizam-se, assim, mecanismos  quantitativos  para a “aferição” do desempenho
           escolar. As verdades veiculadas por estes índices são verdades técnicas, fruto de uma avaliação
           externa que não abrange todas as dimensões do quadro educacional.
                 Diante desse quadro, concorda-se  com Sousa e Arcas (2010), ao pontuarem que “a
           permanência das avaliações em larga escala revela a necessidade de pesquisas que permitam
           compreender como seus resultados repercutem na escola e no trabalho pedagógico” (p. 187),
           ou seja, é necessário que tenhamos ferramentas que possibilitem identificar se, de fato, essas
           ações estão correspondendo aos objetivos propostos para a avaliação.

                 Essas inquietações geraram essa escrita, que se organiza da seguinte forma: uma
           introdução, na qual se apresenta o tema; o marco  teórico, que discute algumas questões
           problematizadoras da temática; a metodologia, que apresenta os caminhos metodológicos do
           estudo; a discussão dos achados, que, a partir das evocações dos professores, traz elementos
           gerados nessas discussões; e, por fim, tecem-se considerações acerca do tema discutido.


           Marco teórico

                 Nas últimas décadas, verificamos um forte impulso à criação de políticas de avaliação
           do desempenho escolar, tanto em âmbito federal, quanto no estadual. Instalou-se uma política
           de monitoramento externo da Educação Básica e Superior.
                 Esse  movimento,  segundo  Alavarse,  Bravo  e  Machado  (2013),  surge por  volta  do
           final dos anos 1980, com o objetivo de monitorar o desempenho dos estudantes em provas
           padronizadas, o que possibilita a comparação entre as redes e as escolas. A organização dessas
           avaliações segue uma dinâmica de testagem. Anunciam-se indicadores referenciais, mobiliza-
           se um suposto treinamento, efetiva-se a testagem e publicizam-se os resultados.

                 Esse modelo avaliativo, por vezes, diverge do processo avaliativo efetivado nas escolas.
           A essência da avaliação está centrada em toda a ação humana, constituindo-se numa ferramenta
           que deve evidenciar a possibilidade de redimensionamento do processo já ocorrido, a fim de
           proporcionar um olhar sistemático e prospectivo sobre ações postas.
                 Esse sistema de avaliação, ao longo do tempo, tem sofrido críticas severas em relação ao
           seu objetivo e, principalmente, em relação ao método como ele é aplicado. Concorda-se com
           Ortigão (2010), quando afirma que as avaliações de grande porte,


                                 [...] são, pela natureza dos seus propósitos, processos de avaliação bastante diferentes
                                 daqueles utilizados por professores para avaliar a aprendizagem de seus alunos nas
                                 escolas. Essas diferenças se expressam, por um lado, pela utilização de metodologias e
                                 técnicas estatísticas sofisticadas e ainda pouco familiares aos professores de sala de aula
                                 (p. 631).

                 Os indicadores conceituais destas reformas educativas, eficiência, equidade, qualidade,
           conciliação  e capacitação de recursos  humanos podem  ser examinados  sob a dimensão  de
           uma qualidade sócio-histórica, em que se associa a esta análise, o verdadeiro significado de
           excelência educativa.
                 Segundo as informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
           Educacionais Anísio Teixeira, no Brasil, a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 129
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