Page 131 - Ação integrada de formação de professores
P. 131

(Saeb) é  composto  por  um  conjunto  de  avaliações  externas, que  foram  instituídas, visando
           diagnosticar  o  sistema  educacional  e  identificar  fatores  que impactam  no  desempenho  do
           estudante.

                 No entanto, ainda se nota o predomínio de uma cultura avaliativa baseada em dimensões
           de fiscalização, de cobrança e de responsabilização, a partir de indicadores com intenções e
           ênfase política e não no sentido de aperfeiçoamento e de aprimoramento da gestão escolar,
           tanto em termos de abrangência de espaço escolar, quanto de políticas públicas educacionais.
                 O significado  original da  atitude de  avaliar deve  evidenciar,  de forma  efetiva, a
           construção de diagnósticos, que contribuam para a qualificação do trabalho educacional, em
           aspectos bem pontuais. A avaliação da aprendizagem deve representar uma atitude reflexiva
           conjunta, inspirando alunos, professores e gestores escolares, em busca de reafirmações e de
           proposições, firmando uma cultura de autocrítica.
                 A todos os integrantes da comunidade escolar, a postura de exame detalhado e metódico
           da ação educativa deve constituir um caminho para a construção de uma cultura colaborativa,
           afirmando,  assim,  a  corresponsabilização.  Já, diante do  olhar  sistêmico  sobre  resultados
           pontuados e planilhas de análise, o comportamento dos gestores de políticas públicas
           educacionais deve afirmar a projeção de planos e programas, de metas e ações, marcadas tanto
           pelo atendimento de demandas amplas, como de demandas bem particulares. O desafio da
           avaliação, hoje, na educação brasileira deve ser não apenas, “medir, avaliar e informar”, mas,
           acima de tudo, “conhecer, diagnosticar, coletivizar, acompanhar, comprometer-se”.
                 As concepções de avaliação de aprendizagem, institucional e externa, traduzem
           modelos  de concepções de governo. Na medida em que a Educação  é evidenciada  como
           ferramenta técnica e humana para a qualificação profissional, geradora de força de trabalho
           eficiente no sentido de realização profissional, a fim de conduzir um trajeto consistente e
           firme de desenvolvimento nacional, a atitude dos agentes avaliadores em todas as instâncias
           é operacionalizar projetos de avaliação na educação com base em índices mais qualitativos do
           que quantitativos.


           Metodologia

                 Nesse estudo, optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo, por entendermos que
           esta abordagem busca explicar o porquê dos fenômenos, sem preocupar-se com quantificar os
           valores e as trocas simbólicas. Outra característica importante dessa abordagem é que ela está
           centrada em aspectos e explicações da realidade e da dinâmica das relações sociais (SILVEIRA;
           CÓRDOVA, 2009). A opção pela pesquisa qualitativa neste estudo também se justifica pela
           escuta à subjetividade e pela apreensão dos significados atribuídos pelos informantes ao
           fenômeno estudado. Desta forma, os ensinamentos de Alves (1991) clarificam esta opção,
           quando ele pontua que,


                                 [...] para os “qualitativos”, a realidade é uma construção social da qual o investigador
                                 participa e, portanto, os  fenômenos  só  podem  ser compreendidos  dentro de uma
                                 perspectiva holística, que leve em consideração os componentes de uma dada situação
                                 em  suas  interações  e  influências  recíprocas  [...] para os  “qualitativos” conhecer  o
                                 conhecido estão sempre em interação e a influência dos valores é inerente ao processo
                                 de investigação (p. 55).






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 130
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136