Page 131 - Ação integrada de formação de professores
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(Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas, que foram instituídas, visando
diagnosticar o sistema educacional e identificar fatores que impactam no desempenho do
estudante.
No entanto, ainda se nota o predomínio de uma cultura avaliativa baseada em dimensões
de fiscalização, de cobrança e de responsabilização, a partir de indicadores com intenções e
ênfase política e não no sentido de aperfeiçoamento e de aprimoramento da gestão escolar,
tanto em termos de abrangência de espaço escolar, quanto de políticas públicas educacionais.
O significado original da atitude de avaliar deve evidenciar, de forma efetiva, a
construção de diagnósticos, que contribuam para a qualificação do trabalho educacional, em
aspectos bem pontuais. A avaliação da aprendizagem deve representar uma atitude reflexiva
conjunta, inspirando alunos, professores e gestores escolares, em busca de reafirmações e de
proposições, firmando uma cultura de autocrítica.
A todos os integrantes da comunidade escolar, a postura de exame detalhado e metódico
da ação educativa deve constituir um caminho para a construção de uma cultura colaborativa,
afirmando, assim, a corresponsabilização. Já, diante do olhar sistêmico sobre resultados
pontuados e planilhas de análise, o comportamento dos gestores de políticas públicas
educacionais deve afirmar a projeção de planos e programas, de metas e ações, marcadas tanto
pelo atendimento de demandas amplas, como de demandas bem particulares. O desafio da
avaliação, hoje, na educação brasileira deve ser não apenas, “medir, avaliar e informar”, mas,
acima de tudo, “conhecer, diagnosticar, coletivizar, acompanhar, comprometer-se”.
As concepções de avaliação de aprendizagem, institucional e externa, traduzem
modelos de concepções de governo. Na medida em que a Educação é evidenciada como
ferramenta técnica e humana para a qualificação profissional, geradora de força de trabalho
eficiente no sentido de realização profissional, a fim de conduzir um trajeto consistente e
firme de desenvolvimento nacional, a atitude dos agentes avaliadores em todas as instâncias
é operacionalizar projetos de avaliação na educação com base em índices mais qualitativos do
que quantitativos.
Metodologia
Nesse estudo, optamos por uma pesquisa de caráter qualitativo, por entendermos que
esta abordagem busca explicar o porquê dos fenômenos, sem preocupar-se com quantificar os
valores e as trocas simbólicas. Outra característica importante dessa abordagem é que ela está
centrada em aspectos e explicações da realidade e da dinâmica das relações sociais (SILVEIRA;
CÓRDOVA, 2009). A opção pela pesquisa qualitativa neste estudo também se justifica pela
escuta à subjetividade e pela apreensão dos significados atribuídos pelos informantes ao
fenômeno estudado. Desta forma, os ensinamentos de Alves (1991) clarificam esta opção,
quando ele pontua que,
[...] para os “qualitativos”, a realidade é uma construção social da qual o investigador
participa e, portanto, os fenômenos só podem ser compreendidos dentro de uma
perspectiva holística, que leve em consideração os componentes de uma dada situação
em suas interações e influências recíprocas [...] para os “qualitativos” conhecer o
conhecido estão sempre em interação e a influência dos valores é inerente ao processo
de investigação (p. 55).
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 130
FORMAÇÃO DE PROFESSORES