Page 129 - Ação integrada de formação de professores
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AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTEXTO ESCOLAR: O OLHAR DO
                            PROFESSOR E DOS GESTORES ESCOLARES




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                            Ail Conceição Meireles Ortiz , Luis Sebastião Barbosa Bemme
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           Resumo: Nesse artigo, discute-se o impacto das avaliações externas no contexto da atividade escolar a
           partir da visão dos professores e dos gestores escolares. Os dados discutidos emergem de uma formação
           continuada oferecida a professores da rede municipal e estadual do estado do Rio Grande do Sul, durante
           o ano de 2018. A análise empreendida teve como amostra de pesquisa, dados referentes às produções
           realizadas pelos profissionais participantes do processo formativo do COREDE Jacuí Centro do estado
           do Rio Grande do Sul. O estudo é abordagem qualitativa, tendo como base teórica autores que discutem
           as avaliações no contexto escolar. Os resultados indicam que há necessidade de reflexão acerca da forma
           como esse instrumento pode converter-se numa ferramenta que auxilie nos processos de ensino dos
           professores. Pontua-se, ainda, uma convergência de ideias entre as percepções dos professores e dos
           gestores escolares.

           Palavras-chave: Avaliação. Avaliações Externas. Formação Continuada.

           Introdução


                 O presente artigo emerge das reflexões realizadas numa ação da formação continuada,
           voltada para professores e gestores de escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande
           do Sul. O objetivo dessa escrita é provocar discussões sobre o papel das avaliações externas e
           como elas podem alinhar-se com a avaliação da aprendizagem escolar feita pelo professor.

                 Entende-se que o cenário mundial presentifica o acirramento dos efeitos da expansão
           do sistema capitalista. Este processo histórico multidimensional constitui a globalização, que
           compreende a ocorrência de manifestações políticas, socioeconômicas, culturais e ambientais,
           de forma interligada, no espaço mundial.
                 Este cenário espacial multidimensional sucumbiu o espaço latino-americano, passando
           a direcionar a vida, em suas diferentes instâncias, nesta lógica padrão. Caminhamos  sobre
           regras do poder econômico. O arranjo das políticas sociais, nestas nações, segue as regras de
           organismos financeiros internacionais.
                 Neste  cenário,  surgiram  algumas  reformas  educativas  em  diferentes  nações  da
           América Latina.  A implantação destas reformas atende aos objetivos e metas de acordos
           para financiamentos de recursos provenientes do Banco Mundial e do Banco Interamericano
           de Desenvolvimento. Bianchetti (1999) pontua, ao referir-se às políticas educacionais,  que
           “elas dependem  das  condições  políticas de uma conjuntura histórica, mas,  também, das
           características e do poder dos grupos hegemônicos” (p. 93).


           1   Mestre em Educação, Docente de Cursos de Formação de Professores da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.
           2   Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 128
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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