Page 129 - Ação integrada de formação de professores
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AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CONTEXTO ESCOLAR: O OLHAR DO
PROFESSOR E DOS GESTORES ESCOLARES
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Ail Conceição Meireles Ortiz , Luis Sebastião Barbosa Bemme
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Resumo: Nesse artigo, discute-se o impacto das avaliações externas no contexto da atividade escolar a
partir da visão dos professores e dos gestores escolares. Os dados discutidos emergem de uma formação
continuada oferecida a professores da rede municipal e estadual do estado do Rio Grande do Sul, durante
o ano de 2018. A análise empreendida teve como amostra de pesquisa, dados referentes às produções
realizadas pelos profissionais participantes do processo formativo do COREDE Jacuí Centro do estado
do Rio Grande do Sul. O estudo é abordagem qualitativa, tendo como base teórica autores que discutem
as avaliações no contexto escolar. Os resultados indicam que há necessidade de reflexão acerca da forma
como esse instrumento pode converter-se numa ferramenta que auxilie nos processos de ensino dos
professores. Pontua-se, ainda, uma convergência de ideias entre as percepções dos professores e dos
gestores escolares.
Palavras-chave: Avaliação. Avaliações Externas. Formação Continuada.
Introdução
O presente artigo emerge das reflexões realizadas numa ação da formação continuada,
voltada para professores e gestores de escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande
do Sul. O objetivo dessa escrita é provocar discussões sobre o papel das avaliações externas e
como elas podem alinhar-se com a avaliação da aprendizagem escolar feita pelo professor.
Entende-se que o cenário mundial presentifica o acirramento dos efeitos da expansão
do sistema capitalista. Este processo histórico multidimensional constitui a globalização, que
compreende a ocorrência de manifestações políticas, socioeconômicas, culturais e ambientais,
de forma interligada, no espaço mundial.
Este cenário espacial multidimensional sucumbiu o espaço latino-americano, passando
a direcionar a vida, em suas diferentes instâncias, nesta lógica padrão. Caminhamos sobre
regras do poder econômico. O arranjo das políticas sociais, nestas nações, segue as regras de
organismos financeiros internacionais.
Neste cenário, surgiram algumas reformas educativas em diferentes nações da
América Latina. A implantação destas reformas atende aos objetivos e metas de acordos
para financiamentos de recursos provenientes do Banco Mundial e do Banco Interamericano
de Desenvolvimento. Bianchetti (1999) pontua, ao referir-se às políticas educacionais, que
“elas dependem das condições políticas de uma conjuntura histórica, mas, também, das
características e do poder dos grupos hegemônicos” (p. 93).
1 Mestre em Educação, Docente de Cursos de Formação de Professores da Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.
2 Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana, Santa Maria, RS.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 128
FORMAÇÃO DE PROFESSORES