Page 132 - Ação integrada de formação de professores
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Os dados foram analisados utilizando os princípios do método de análise de discurso,
           uma vez que o estudo busca a interpretação de textos sobre os processos sócio-históricos em
           que os  documentos  foram  produzidos.  A  conduta  metodológica  de  análise  de  discurso  se
           associa à fenomenologia, uma vez que suscita como ponto de partida do processo analítico,
           o texto. A partir dele, busca-se o campo da especificidade contextual e totalizante, na qual
           se inserem condicionantes significativos, expressos no texto base. Nesse sentido, argumenta
           Orlandi (2010):


                                 Pensar  o  texto em  seu  funcionamento  é  pensá-lo  em  relação  às  suas  condições  de
                                 produção, é ligá-lo à sua exterioridade. Esta ligação, no entanto, não coloca o texto como
                                 um documento no qual veríamos ilustrados os sentidos já constituídos em outro lugar,
                                 mas como monumento, como diria Foucault, em que a própria textualidade traz nela
                                 mesma sua historicidade, isto é, o modo como os sentidos se constituem, considerando
                                 a exterioridade inscrita nela e não fora dela (p. 16).

                 A pesquisa na área das ciências sociais tem como objeto o histórico; portanto, trabalha
           com os processos de significação que as sociedades humanas manifestam de forma diferenciada,
           em tempos e espaços distintos, conforme seus processos de formação e de configuração.

                 Os dados que serviram de base para a discussão desse texto são originários de uma
           ação de formação realizada com professores e gestores da rede pública municipal e estadual
           do Rio Grande do Sul, mais especificamente, de quatro municípios do COREDE Jacuí Centro
           do Estado. Foram utilizadas 28 manifestações trazidas por professores e 54 de gestores sobre
           o modo como as avaliações externas impactam no contexto escolar, além do modo como esses
           resultados se entrelaçam com a avaliação da aprendizagem realizada por eles. Os dados foram
           organizados em eixos de análise.

                 O Esquema 01 apresenta os eixos constituídos com base nas evocações dos sujeitos.
           Esquema 01. Eixos de discussão.




































           Fonte: Organização dos autores.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 131
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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