Page 132 - Ação integrada de formação de professores
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Os dados foram analisados utilizando os princípios do método de análise de discurso,
uma vez que o estudo busca a interpretação de textos sobre os processos sócio-históricos em
que os documentos foram produzidos. A conduta metodológica de análise de discurso se
associa à fenomenologia, uma vez que suscita como ponto de partida do processo analítico,
o texto. A partir dele, busca-se o campo da especificidade contextual e totalizante, na qual
se inserem condicionantes significativos, expressos no texto base. Nesse sentido, argumenta
Orlandi (2010):
Pensar o texto em seu funcionamento é pensá-lo em relação às suas condições de
produção, é ligá-lo à sua exterioridade. Esta ligação, no entanto, não coloca o texto como
um documento no qual veríamos ilustrados os sentidos já constituídos em outro lugar,
mas como monumento, como diria Foucault, em que a própria textualidade traz nela
mesma sua historicidade, isto é, o modo como os sentidos se constituem, considerando
a exterioridade inscrita nela e não fora dela (p. 16).
A pesquisa na área das ciências sociais tem como objeto o histórico; portanto, trabalha
com os processos de significação que as sociedades humanas manifestam de forma diferenciada,
em tempos e espaços distintos, conforme seus processos de formação e de configuração.
Os dados que serviram de base para a discussão desse texto são originários de uma
ação de formação realizada com professores e gestores da rede pública municipal e estadual
do Rio Grande do Sul, mais especificamente, de quatro municípios do COREDE Jacuí Centro
do Estado. Foram utilizadas 28 manifestações trazidas por professores e 54 de gestores sobre
o modo como as avaliações externas impactam no contexto escolar, além do modo como esses
resultados se entrelaçam com a avaliação da aprendizagem realizada por eles. Os dados foram
organizados em eixos de análise.
O Esquema 01 apresenta os eixos constituídos com base nas evocações dos sujeitos.
Esquema 01. Eixos de discussão.
Fonte: Organização dos autores.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 131
FORMAÇÃO DE PROFESSORES