Page 135 - Ação integrada de formação de professores
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avaliações externas não modifiquem o trabalho docente a ponto de a escolar virar um campo
de treinamento para responder às demandas dessas avaliações.
Sobre essas questões, Dias Sobrinho (2010) destaca:
A avaliação é a ferramenta principal da organização e implementação das reformas
educacionais. Produz mudanças nos currículos, nas metodologias de ensino, nos
conceitos e práticas de formação, na gestão, nas estruturas de poder, nos modelos
institucionais, nas configurações do sistema educativo, nas políticas e prioridades da
pesquisa, nas noções de pertinência e responsabilidade social (p. 195).
Essas mudanças precisam emergir do próprio contexto do professor, a partir de uma
reflexão conjunta entre todos os sujeitos envolvidos nesse processo; as mudanças não devem
ser implantadas somente para a satisfação dos critérios das avaliações, mas, sim, para qualificar
os processos de aprendizagem escolar.
Ainda há os gestores que acreditam que não há mudança no fazer pedagógico a partir
das avaliações externas, o que se evidencia na fala da Gestora B:
Em relação as avaliações externas, os professores refletem sobre os dados, porém acreditam que
por si só, essas avaliações, não traduzem a qualidade do ensino (GESTORA B).
A fala da gestora remete à ideia de que os professores não acreditam que essa avaliação
traduza o que realmente os alunos conhecem, o que corrobora com o que um grupo de
professores afirmou ao refletir sobre essa questão.
Essa falta de relação entre o ambiente da escola e as avaliações externas pode trazer
consequências na medida em que esse recurso perde sua função pedagógica e passa a ser
apenas índices para a Educação. Por isso, é necessário formação que traga a visão de que é
possível atrelar a avaliação feita em sala de aula com as que são externas a ela.
No último grupo, estão os gestores que acreditam que as avaliações externas influenciam
em parte as ações na escola.
Os indicadores educacionais servem para que cada escola reflita seu fazer pedagógico, embora
não sejam os únicos parâmetros a serem avaliados no contexto educacional, servindo como um
sinalizador para que a escola e os educadores se mobilizem para aprimorar o ensino e conduzir
para as aprendizagens significativas (GESTORA C).
Nesse grupo de gestores, emerge um ponto crucial: a ideia de que as avaliações externas
têm um papel importante nos processos de aprendizagem; no entanto, não é o único parâmetro
para acompanhar os movimentos de construção dos conhecimentos dos alunos.
Essa consciência de que o ambiente escolar não pode ser descrito apenas por uma única
variável favorece o processo de discussão e reflexão entre os pares, o que gera uma qualidade
nova para o ensino. Essa visão do grupo dos gestores é de grande importância, uma vez que
são eles que articulam as discussões na escola e têm um papel fundante na transformação
desses dados num instrumento de reflexão para o ensino.
Diante das reflexões apresentadas, a seguir, apresentamos algumas considerações a
respeito do assunto abordado nessa escrita.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 134
FORMAÇÃO DE PROFESSORES