Page 140 - Ação integrada de formação de professores
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se num espaço colegiado de diálogo entre os segmentos escolares? O percurso metodológico do
           estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a qual recorreu à
           revisão de literatura para a coleta de dados, os quais foram examinados por meio da técnica de
           Análise de Conteúdo.

                 A arquitetura do texto segue a seguinte lógica: após esta breve introdução, apresentamos
           o marco teórico que embasou as discussões. Na sequência, figuram o percurso metodológico,
           os resultados e as considerações finais. Fecham o trabalho as referências, que apresentam as
           fontes científicas utilizadas.


           Marco Teórico

                 O Conselho de Classe, no entendimento de Carminati (2011), transcende a simples
           avaliação. De acordo com a autora, são múltiplos os objetivos deste conselho formado por vários
           professores de uma turma. Entre esses objetivos, cita os seguintes: “avaliar o aproveitamento
           dos alunos e da turma como um todo; chegar a um conhecimento mais profundo do aluno
           e  promover  a integração  dos  professores  e de outros  elementos  da  equipe da  escola”
           (CARMINATI, 2011, p. 3). Entretanto, a mesma autora, apesar de entender a aproximação do
           Conselho de Classe com a avaliação, alerta que este espaço tem se reduzido a uma discussão
           em torno das notas ou conceitos daquele grupo de alunos, bem como, sobre as percepções
           docentes em relação ao seu comportamento, limitando seu potencial participativo e seu papel
           de instrumento pedagógico para uma educação de qualidade.

                 Na mesma direção versa o entendimento de Cruz (1995, p. 117), que entende o Conselho
           de Classe como “[...] o momento de uma avaliação diagnóstica da ação pedagógico-educativa
           feita pelos professores e alunos em momentos distintos, às vezes, à luz do Marco Operativo
           da  Escola.”  Tem-se  aqui vários  conceitos:  o  de  participação democrática  e de  instância
           colegiada de vários atores da vida escolar, o de instrumento de avaliação e o de estratégia de
           operacionalização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
                 Quanto ao Conselho de Classe como instrumento de avaliação, é importante observar
           que não se trata de avaliação somativa, ou seja, classificatória. Trata-se, como explica Hoffmann
           (2008, p. 68), da avaliação diagnóstica, ou seja, aquela que tem por objetivo:

                                 Investigar seriamente o que os alunos “ainda” não compreenderam, o que “ainda” não
                                 produziram, o que “ainda” necessitam de maior atenção e orientação [...] enfim, localizar
                                 cada  estudante em  seu  momento  e trajetos percorridos,  alterando-se  radicalmente  o
                                 enfoque avaliativo e as “práticas de recuperação”.

                 Avançando  na temática avaliação,  chega-se  à concepção  de  avaliação  formativa, a
           qual se constitui numa prática avaliativa contínua, que permite ao educando  progredir na
           aprendizagem. Conforme Cardinet (1986),


                                 A avaliação formativa se distingue ainda da avaliação de diagnóstico por uma conotação
                                 menos patológica, não considerando o aluno como um caso a tratar, considera os erros
                                 como  normais e característicos  de  um  determinado  nível  de  desenvolvimento  na
                                 aprendizagem (CARDINET, 1986, p. 14).

                 A  avaliação  formativa  utiliza as  informações  coletadas  via diagnóstico  para corrigir
           rumos no/do processo educativo, favorecendo o desenvolvimento do educando. Em outras




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 139
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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