Page 143 - Ação integrada de formação de professores
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O Conselho de Classe como instância de cunho avaliativo que requer diálogo e
           participação entre os diversos segmentos escolares

                 É necessário chamar atenção ao que explica Libâneo (2004), o qual corrobora a hipótese
           de que o Conselho de Classe pode ser considerado um legítimo espaço participativo de diálogo
           entre os diversos segmentos escolares, posto que o autor considera que, neste espaço, há um
           fortalecimento das relações entre esses diversos atores, como já posto.

                 Como explica Paro (2016), a participação da comunidade escolar deve ir além da simples
           consulta de, por exemplo, decidir o preço do cachorro quente da Festa Junina. Não se trata
           de somente consultar, mas também de ouvir. Dessa forma, estabelece-se um diálogo que
           transcende a instância da gestão, de forma horizontal e democrática, como apresentado na
           Figura 01.
           Figura 01: Diálogo entre os diversos segmentos escolares por meio do Conselho de Classe


































           Fonte: Elaborado pelos autores a partir de Libâneo (2004).


                 Dada a importância do Conselho de Classe como instância de caráter avaliativo, todos
           os  segmentos escolares  precisam  integrá-lo de forma  efetiva. Além  dos  atores principais -
           gestores, professores e estudantes -, pais e demais colaboradores da escola integram o processo
           educativo; por isso mesmo, têm muito a contribuir no processo avaliativo.


           O Conselho de Classe como parte da ação educativa de qualidade


                 Ação educativa de qualidade implica a participação de todos os segmentos escolares
           no processo  avaliativo, entendido como  um processo  contínuo, sistemático,  diagnóstico  e
           formativo, com foco na aprendizagem. Nesse sentido, ressalta-se que o Conselho de Classe
           possibilita a correção de rumos no trabalho pedagógico da escola, na organização curricular,
           nas metodologias de ensino dos professores, nas práticas educativas e nas formas de avaliação
           da aprendizagem.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 142
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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