Page 143 - Ação integrada de formação de professores
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O Conselho de Classe como instância de cunho avaliativo que requer diálogo e
participação entre os diversos segmentos escolares
É necessário chamar atenção ao que explica Libâneo (2004), o qual corrobora a hipótese
de que o Conselho de Classe pode ser considerado um legítimo espaço participativo de diálogo
entre os diversos segmentos escolares, posto que o autor considera que, neste espaço, há um
fortalecimento das relações entre esses diversos atores, como já posto.
Como explica Paro (2016), a participação da comunidade escolar deve ir além da simples
consulta de, por exemplo, decidir o preço do cachorro quente da Festa Junina. Não se trata
de somente consultar, mas também de ouvir. Dessa forma, estabelece-se um diálogo que
transcende a instância da gestão, de forma horizontal e democrática, como apresentado na
Figura 01.
Figura 01: Diálogo entre os diversos segmentos escolares por meio do Conselho de Classe
Fonte: Elaborado pelos autores a partir de Libâneo (2004).
Dada a importância do Conselho de Classe como instância de caráter avaliativo, todos
os segmentos escolares precisam integrá-lo de forma efetiva. Além dos atores principais -
gestores, professores e estudantes -, pais e demais colaboradores da escola integram o processo
educativo; por isso mesmo, têm muito a contribuir no processo avaliativo.
O Conselho de Classe como parte da ação educativa de qualidade
Ação educativa de qualidade implica a participação de todos os segmentos escolares
no processo avaliativo, entendido como um processo contínuo, sistemático, diagnóstico e
formativo, com foco na aprendizagem. Nesse sentido, ressalta-se que o Conselho de Classe
possibilita a correção de rumos no trabalho pedagógico da escola, na organização curricular,
nas metodologias de ensino dos professores, nas práticas educativas e nas formas de avaliação
da aprendizagem.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 142
FORMAÇÃO DE PROFESSORES