Page 136 - Ação integrada de formação de professores
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Considerações finais

                 Este artigo promoveu um diálogo reflexivo a respeito das percepções e produções dos
           profissionais de ensino, em torno das implicações dos resultados apresentados pelas avaliações,
           tanto em nível externo, quanto institucional.
                 O processo formativo empreendido, em parceria com SEDUC/COREDEs e COMUNG,
           constituiu um espaço de visibilidade da relação entre o fazer pedagógico escolar e os saberes
           teóricos, basilares desse fazer pedagógico. As manifestações produzidas revelaram aspectos
           que denotam  solidez  e  consistência  da  prática pedagógica,  mas,  também,  sinalizam  a
           possibilidade de ampliar a atitude de olhar a própria ação docente, no sentido de adotar uma
           postura investigativa, como caminho em busca de qualificação do trabalho educativo.
                 A oportunidade dessa formação continuada representou uma oportunidade de
           construção  de um  diagnóstico  em  torno do  real desenho  da  prática pedagógica  escolar,
           utilizando, ou não, os dados sistematizados pelas avaliações externas e institucionais, com foco
           no redimensionamento do planejamento e da prática pedagógica escolar, tanto em relação a
           posturas do professor, quanto do gestor escolar.
                 As declarações enunciadas pelos profissionais de ensino reafirmam a urgência no
           prosseguimento de processos formativos, em formatos regulares, que envolvam profissionais
           de ensino de todas as áreas do currículo escolar, bem como, gestores escolares. Impõe-se a
           necessidade de instituir Programas de Formação Continuada, em convênio com Instituições
           de Ensino Superior, com foco em tendências mais produtivas e eficientes, ou seja, elaboradas a
           partir de concepções de formação continuada em bases colaborativas, em que o aprofundamento
           e o aperfeiçoamento pedagógicos ocorram instigados pela problematização da prática docente,
           para, então, atingir, por um exercício de análise teórico-prático coletivo, a implementação de
           novas propostas de trabalho pedagógico. O profissional de ensino contemporâneo necessita de
           apoio técnico-pedagógico, fundamentado em novas concepções, para que possa ter condições
           de despertar para o autodesenvolvimento profissional com firme autonomia.


           Referências

           ALAVARSE, O. M.; BRAVO, M. H.; MACHADO, C. Avaliações externas e qualidade na
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           2009) do provão ao SINAES. In: Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 1, p. 195-224,
           mar. 2010.





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 135
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