Page 136 - Ação integrada de formação de professores
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Considerações finais
Este artigo promoveu um diálogo reflexivo a respeito das percepções e produções dos
profissionais de ensino, em torno das implicações dos resultados apresentados pelas avaliações,
tanto em nível externo, quanto institucional.
O processo formativo empreendido, em parceria com SEDUC/COREDEs e COMUNG,
constituiu um espaço de visibilidade da relação entre o fazer pedagógico escolar e os saberes
teóricos, basilares desse fazer pedagógico. As manifestações produzidas revelaram aspectos
que denotam solidez e consistência da prática pedagógica, mas, também, sinalizam a
possibilidade de ampliar a atitude de olhar a própria ação docente, no sentido de adotar uma
postura investigativa, como caminho em busca de qualificação do trabalho educativo.
A oportunidade dessa formação continuada representou uma oportunidade de
construção de um diagnóstico em torno do real desenho da prática pedagógica escolar,
utilizando, ou não, os dados sistematizados pelas avaliações externas e institucionais, com foco
no redimensionamento do planejamento e da prática pedagógica escolar, tanto em relação a
posturas do professor, quanto do gestor escolar.
As declarações enunciadas pelos profissionais de ensino reafirmam a urgência no
prosseguimento de processos formativos, em formatos regulares, que envolvam profissionais
de ensino de todas as áreas do currículo escolar, bem como, gestores escolares. Impõe-se a
necessidade de instituir Programas de Formação Continuada, em convênio com Instituições
de Ensino Superior, com foco em tendências mais produtivas e eficientes, ou seja, elaboradas a
partir de concepções de formação continuada em bases colaborativas, em que o aprofundamento
e o aperfeiçoamento pedagógicos ocorram instigados pela problematização da prática docente,
para, então, atingir, por um exercício de análise teórico-prático coletivo, a implementação de
novas propostas de trabalho pedagógico. O profissional de ensino contemporâneo necessita de
apoio técnico-pedagógico, fundamentado em novas concepções, para que possa ter condições
de despertar para o autodesenvolvimento profissional com firme autonomia.
Referências
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AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 135
FORMAÇÃO DE PROFESSORES