Page 127 - Ação integrada de formação de professores
P. 127

Ao encontro dessa ideia, a Professora Cursista  S, de Campo Bom, comenta que “a
           avaliação tem papel fundamental na Educação, não apenas no que diz respeito à nota, mas
           também para que ocorra uma reflexão acerca do fazer pedagógico do professor. Rever, repensar
           e reconstruir nossa prática se dá muito através do resultado apresentado por nosso aluno”.
           Nessa mesma direção, a Professora T, de Cerro Grande do Sul, destaca o seguinte: “Considero
           a avaliação um meio de reconhecimento dos meus resultados como professora, como o meu
           aluno recebeu e assimilou o conteúdo trabalhado, e assim ter uma base para o seguimento das
           aulas”.

                 Dessa forma, é possível dizer que a autoavaliação docente, assim como a avaliação do
           discente, não é um produto que pode ser desvinculado do dia a dia do processo de ensino
           e aprendizagem. Autoavaliar-se é um ato que caracteriza o agir profissional focado  na
           qualificação da docência. Observamos, entretanto, que o tema da autoavaliação ainda precisa
           ser mais discutido e desenvolvido, enquanto uma estratégia intencional e sistematizada que
           compõe a rotina da escola e que influencia diretamente a tomada de decisões pedagógicas.
                 Conforme Cassetari (2014, p. 184), “[...] fazer com que os professores tomem consciência
           das suas práticas por meio da reflexão e da interpretação de dados e, com isso, possam
           identificar o que precisam fazer para melhorar seu desempenho” é fundamental. Destacamos
           que a autoavaliação pode funcionar como  estratégia de autorregulação da prática docente,
           desenvolvendo-se profissionalmente a partir de um olhar sistemático e analítico que orienta a
           tomada de decisões.


           CONSIDERAÇÕES FINAIS

                 Neste artigo foram analisadas diferentes concepções de avaliação - saberes docentes,
           fundamentos teóricos e perspectivas -, a partir de excertos extraídos da participação e da
           interação no ambiente virtual entre os professores participantes da Formação Continuada.
                 Os comentários evidenciam que a avaliação ainda se configura como um desafio a ser
           superado por grande parte dos professores, no que tange à interpretação dos dados expressos
           nos  resultados  das  avaliações  externas, na reconfiguração  da  avaliação  interna, na  escolha
           de instrumentos avaliativos que contemplem a diversidade presente no processo de ensino e
           aprendizagem, assim como na autoavaliação enquanto estratégia indispensável e competência
           a ser desenvolvida continuamente.

                 Outro aspecto relevante a ser considerado foi a sugestão, por parte dos docentes, da
           retomada da temática da avaliação, com maior ênfase, nos cursos de formação continuada de
           professores, considerando tal tema sempre de grande relevância para a prática pedagógica.

                 Consideramos que a autoavaliação, como outras avaliações, é uma competência a ser
           construída de maneira contínua e progressiva, pautada pela análise de questões que envolvem
           o trabalho docente, o planejamento de projetos pedagógicos, a organização de espaços e tempos,
           a escuta atenta às relações interpessoais, a autonomia, a inovação, a resolução de conflitos, a
           relação com as famílias e com a comunidade escolar de modo mais amplo, entre outros.
                 Ao fim e ao cabo, organizar uma sistemática de autoavaliação é uma forma de sistematizar
           aquilo que fazemos, o modo como o fazemos e os processos constituídos. Salientamos que as
           discussões e reflexões não se esgotam nesse momento, em que necessariamente precisamos
           colocar um ponto final didático. Mas que, a partir deste texto, cada leitor possa fazer suas
           imersões e reflexões sobre seu fazer docente/pedagógico.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 126
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132