Page 123 - Ação integrada de formação de professores
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fim de buscar caminhos que possam ser desenhados e desenvolvidos em parceria com o corpo
           docente na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A professora Cursista E, de
           Campo Bom, afirma que:


                                 Esses indicadores são apresentados aos professores nas reuniões pedagógicas para juntos
                                 analisarmos os resultados obtidos. Juntos, professores e equipe diretiva, trabalham para
                                 encontrar a melhor maneira para o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos na nossa
                                 escola.

                 A partir da análise, discussão e reflexão sobre os resultados das avaliações externas,
           junto ao grupo de professores das escolas, observa-se que eles se engajam para redimensionar
           sua ação pedagógica.
                 Desta forma, a avaliação externa e a interna estão interligadas, pois, a partir dos resultados
           das  avaliações  externas, é  possível  analisar  e  repensar  o  fazer pedagógico,  qualificando  o
           processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, o texto aborda, sequencialmente, a avaliação
           interna numa perspectiva do processo de aprendizagem.


           2 AVALIAÇÃO INTERNA



           2.1 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

                 Partindo do pressuposto de que a avaliação interna está intimamente ligada à concepção
           de avaliação expressa no Projeto Político Pedagógico da escola, pensamos que ela não pode
           reduzir-se a um único processo técnico, mas, sim, num projeto amplo de educação e sociedade.
                 Corroborando essa ideia, a Professora Cursista F, de Cerro Grande do Sul, refere que em
           sua escola a avaliação “[...] parte do princípio que existe um regimento que norteia a filosofia
           da escola, mais o PPP, vinculado com a avaliação a partir de conceitos para as séries finais e
           Ensino Médio, com a realização de pré-conselho por área de conhecimento, sendo as séries
           iniciais avaliadas por pareceres descritivos”. Continua explicando que todos estes elementos
           compõem  a avaliação da aprendizagem. A ideia é avaliar o aluno como um todo, ou seja,
           “sua realidade, sua cultura, suas origens e história de vida”, interagindo com ele, a fim de
           oportunizar-lhe uma aprendizagem que busca a compreensão do meio que o cerca.
                 A Professora Cursista G, também de Cerro Grande do Sul, ao falar sobre a concepção
           de avaliação do processo ensino aprendizagem enfatiza que “a avaliação não pode ser apenas
           uma forma de verificar se o aluno atingiu o necessário para a aprovação. [...] antes de tudo ela
           deve ser diagnóstica, precisa ser também uma forma de nortear o processo de ensino”. Destaca
           que, “a partir de um [...] diagnóstico bem feito e uma análise da individualidade do aluno
           [...] é possível perceber a evolução individual do educando, refletindo sobre seu crescimento
           pessoal, deixando de compará-lo com os demais alunos e percebendo suas potencialidades”.
           Indo ao encontro dessa ideia, a Professora H, de Cerro Grande do Sul, salienta que “uma das
           ações mais importantes é refletir junto com o aluno sobre os resultados, sendo a devolutiva
           deste instrumento um grande momento da aprendizagem para ambos os envolvidos”.

                 No entanto, em algumas realidades escolares, percebemos que a avaliação ainda está
           associada à possibilidade de quantificação da aprendizagem e, por vezes, distante do que está
           expresso no Projeto Pedagógico.





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 122
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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