Page 123 - Ação integrada de formação de professores
P. 123
fim de buscar caminhos que possam ser desenhados e desenvolvidos em parceria com o corpo
docente na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A professora Cursista E, de
Campo Bom, afirma que:
Esses indicadores são apresentados aos professores nas reuniões pedagógicas para juntos
analisarmos os resultados obtidos. Juntos, professores e equipe diretiva, trabalham para
encontrar a melhor maneira para o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos na nossa
escola.
A partir da análise, discussão e reflexão sobre os resultados das avaliações externas,
junto ao grupo de professores das escolas, observa-se que eles se engajam para redimensionar
sua ação pedagógica.
Desta forma, a avaliação externa e a interna estão interligadas, pois, a partir dos resultados
das avaliações externas, é possível analisar e repensar o fazer pedagógico, qualificando o
processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, o texto aborda, sequencialmente, a avaliação
interna numa perspectiva do processo de aprendizagem.
2 AVALIAÇÃO INTERNA
2.1 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Partindo do pressuposto de que a avaliação interna está intimamente ligada à concepção
de avaliação expressa no Projeto Político Pedagógico da escola, pensamos que ela não pode
reduzir-se a um único processo técnico, mas, sim, num projeto amplo de educação e sociedade.
Corroborando essa ideia, a Professora Cursista F, de Cerro Grande do Sul, refere que em
sua escola a avaliação “[...] parte do princípio que existe um regimento que norteia a filosofia
da escola, mais o PPP, vinculado com a avaliação a partir de conceitos para as séries finais e
Ensino Médio, com a realização de pré-conselho por área de conhecimento, sendo as séries
iniciais avaliadas por pareceres descritivos”. Continua explicando que todos estes elementos
compõem a avaliação da aprendizagem. A ideia é avaliar o aluno como um todo, ou seja,
“sua realidade, sua cultura, suas origens e história de vida”, interagindo com ele, a fim de
oportunizar-lhe uma aprendizagem que busca a compreensão do meio que o cerca.
A Professora Cursista G, também de Cerro Grande do Sul, ao falar sobre a concepção
de avaliação do processo ensino aprendizagem enfatiza que “a avaliação não pode ser apenas
uma forma de verificar se o aluno atingiu o necessário para a aprovação. [...] antes de tudo ela
deve ser diagnóstica, precisa ser também uma forma de nortear o processo de ensino”. Destaca
que, “a partir de um [...] diagnóstico bem feito e uma análise da individualidade do aluno
[...] é possível perceber a evolução individual do educando, refletindo sobre seu crescimento
pessoal, deixando de compará-lo com os demais alunos e percebendo suas potencialidades”.
Indo ao encontro dessa ideia, a Professora H, de Cerro Grande do Sul, salienta que “uma das
ações mais importantes é refletir junto com o aluno sobre os resultados, sendo a devolutiva
deste instrumento um grande momento da aprendizagem para ambos os envolvidos”.
No entanto, em algumas realidades escolares, percebemos que a avaliação ainda está
associada à possibilidade de quantificação da aprendizagem e, por vezes, distante do que está
expresso no Projeto Pedagógico.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 122
FORMAÇÃO DE PROFESSORES