Page 121 - Ação integrada de formação de professores
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METODOLOGIA
A metodologia desse estudo é a qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo
de Bardin (2010). Analisam-se as contribuições dos docentes no Eixo III, Unidade A, que tratou
do tema: “Avaliação: saberes docentes, fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas.
Avaliação como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas”.
O objetivo é analisar as percepções docentes acerca dos processos avaliativos, tanto
internos, quanto externos, e suas implicações no cotidiano escolar, com base na seguinte
questão: Quais as percepções dos professores acerca da avaliação interna e externa e seus
reflexos no processo ensino aprendizagem, a partir de sua prática pedagógica?
Os sujeitos desta análise são professores da rede pública de ensino que participaram
da formação citada e trabalham nos seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Arroio dos
Ratos, Campo Bom, Cerro Grande do Sul, Cristal, Dom Feliciano, Minas do Leão, São Jerônimo,
Sapiranga, Sentinela do Sul e Sertão Santana.
As categorias para a análise de conteúdo foram elencadas a partir das falas dos professores
participantes no Eixo III do ambiente virtual de aprendizagem, cuja atividade selecionada foi
a da temática A, que tinha como proposta organizar uma roda de conversa com professores e
coordenadores da escola de atuação de cada professor, tendo como norte a seguinte questão:
quais concepções de avaliação circulam na instituição? Após esse levantamento, os participantes
da formação deveriam fazer uma síntese dos achados e refletir sobre eles na Roda de Conversa
Virtual, podendo interagir nos tópicos criados pelos colegas.
As categorias elencadas foram as seguintes: 1. Avaliação externa; 2. Avaliação interna,
com as subcategorias: 2.1 Concepção de avaliação do processo ensino aprendizagem; 2.2
Instrumentos avaliativos; 3. Autoavaliação do professor.
1 AVALIAÇÃO EXTERNA
A avaliação da aprendizagem, no Brasil, vem sendo debatida e planejada tanto numa
acepção macro, em nível governamental e de sistema, quanto numa acepção micro, em
nível escolar, refletindo resultados da aprendizagem em sala de aula. Na acepção macro, os
indicadores educacionais são utilizados para expressar e comunicar dados que refletem a
realidade educacional brasileira.
Nesse sentido, cabe destacar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) centralizam
informações a respeito da frequência, avaliação e outras informações relevantes sobre educação.
Convém relembrar que, atualmente, no Brasil, o processo de avaliação externa da
Educação Básica é constituído pelo SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que se
desdobra na ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - que é a Prova Brasil,
uma avaliação censitária e bianual, aplicada no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental; ANA -
Avaliação Nacional da Alfabetização, aplicada no 3º ano do Ensino fundamental; a Avaliação
Nacional da Educação Básica – ANEB, aplicada com a mesma periodicidade e nos mesmos
anos escolares, incluindo o 3º ano do Ensino Médio. A diferença é que abrange de forma
amostral escolas e alunos das redes públicas e privadas do país, que não atendem aos critérios
de participação da ANRESC/Prova Brasil. O resultado de todos estes processos de avaliação
compõe o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 120
FORMAÇÃO DE PROFESSORES