Page 121 - Ação integrada de formação de professores
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METODOLOGIA

                 A metodologia desse estudo é a qualitativa, através da técnica de análise de conteúdo
           de Bardin (2010). Analisam-se as contribuições dos docentes no Eixo III, Unidade A, que tratou
           do  tema: “Avaliação:  saberes docentes,  fundamentos  teóricos  e perspectivas pedagógicas.
           Avaliação como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas”.

                 O objetivo é analisar as  percepções  docentes  acerca  dos  processos  avaliativos,  tanto
           internos,  quanto externos,  e suas  implicações  no  cotidiano  escolar,  com  base  na seguinte
           questão: Quais as percepções dos  professores  acerca da avaliação interna e externa e seus
           reflexos no processo ensino aprendizagem, a partir de sua prática pedagógica?
                 Os sujeitos desta análise são professores da rede pública de ensino que participaram
           da formação citada e trabalham nos seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Arroio dos
           Ratos, Campo Bom, Cerro Grande do Sul, Cristal, Dom Feliciano, Minas do Leão, São Jerônimo,
           Sapiranga, Sentinela do Sul e Sertão Santana.
                 As categorias para a análise de conteúdo foram elencadas a partir das falas dos professores
           participantes no Eixo III do ambiente virtual de aprendizagem, cuja atividade selecionada foi
           a da temática A, que tinha como proposta organizar uma roda de conversa com professores e
           coordenadores da escola de atuação de cada professor, tendo como norte a seguinte questão:
           quais concepções de avaliação circulam na instituição? Após esse levantamento, os participantes
           da formação deveriam fazer uma síntese dos achados e refletir sobre eles na Roda de Conversa
           Virtual, podendo interagir nos tópicos criados pelos colegas.
                 As categorias elencadas foram as seguintes: 1. Avaliação externa; 2. Avaliação interna,
           com  as  subcategorias: 2.1 Concepção  de  avaliação  do  processo  ensino  aprendizagem; 2.2
           Instrumentos avaliativos; 3. Autoavaliação do professor.


           1 AVALIAÇÃO EXTERNA

                 A avaliação da aprendizagem, no Brasil, vem sendo debatida e planejada tanto numa
           acepção macro, em nível governamental e de sistema, quanto numa acepção micro, em
           nível escolar, refletindo resultados da aprendizagem em sala de aula. Na acepção macro, os
           indicadores  educacionais são utilizados para expressar e comunicar  dados  que refletem a
           realidade educacional brasileira.
                 Nesse sentido, cabe destacar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
           e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) centralizam
           informações a respeito da frequência, avaliação e outras informações relevantes sobre educação.
                 Convém  relembrar que, atualmente, no Brasil, o processo  de avaliação externa da
           Educação Básica é constituído pelo SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que se
           desdobra na ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - que é a Prova Brasil,
           uma avaliação censitária e bianual, aplicada no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental; ANA -
           Avaliação Nacional da Alfabetização, aplicada no 3º ano do Ensino fundamental; a Avaliação
           Nacional da Educação Básica – ANEB, aplicada com a mesma periodicidade e nos mesmos
           anos escolares, incluindo o 3º ano do Ensino Médio. A diferença é que abrange de forma
           amostral escolas e alunos das redes públicas e privadas do país, que não atendem aos critérios
           de participação da ANRESC/Prova Brasil. O resultado de todos estes processos de avaliação
           compõe o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 120
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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