Page 116 - Ação integrada de formação de professores
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que emergem com o atual cotidiano pedagógico, aproximar os saberes tácitos, ontológicos,
           daqueles saberes explícitos, epistemológicos, potencializando mais e melhores aprendizagens
           na Educação Básica.


           3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


                 Nas atividades  propostas  ao longo deste curso  de formação  continuada, gestores
           e professores puderam (re)visitar e interagir com os modos como se percebem e aprendem
           para potencializar suas práticas educativas. Nesse processo,  puderam conversar sobre as
           possibilidades das tecnologias como estratégias e meios que contribuem para o viver escolar
           cotidiano. Apesar de sabermos que as tecnologias não garantem a constituição de inovações
           em fazeres pedagógicos, tampouco, garantem a tessitura de redes, compreendemos que, na
           relação com os sujeitos escolares, elas podem contribuir  na produção de outras formas de
           organizar ações de educadores e estudantes nas escolas, incluindo aqui toda a equipe de gestão
           pedagógica que configura o contexto escolar.
                 A estreita articulação entre ensino/tecnologia/aprendizagem, que foi possível inventar
           na coletividade, é uma das principais contribuições desta experiência de formação continuada
           para profissionais da educação. Do ponto de vista teórico-prático, possibilitou discussões que
           levaram à potencialização da cognição/subjetividade dos docentes e gestores nos encontros
           com colegas, no acesso a diversos suportes teóricos e a objetos de aprendizagem no âmbito da
           rede educacional do estado do Rio Grande do Sul.

                 Como  procuramos  destacar  nas  reflexões apresentadas  neste capítulo, estamos
           convencidos, a partir das narrativas dos cursistas, de que está evidente um processo desafiador
           e potente  de formação, na medida em que foram se criando espaços e momentos muito
           intensos de estudo e de aprendizagem acerca da docência na Educação Básica. Os encontros
           consigo mesmos, com as práticas, teorias e documentos legais, mediados por nossa equipe de
           formadores, possibilitaram lançar outros olhares sobre como é e como pode ser a gestão do
           processo pedagógico em articulação direta com a equipe de professores e gestores escolares,
           tornando a educação uma ação social plena de sentidos para todos os estudantes e para a
           comunidade escolar. Da nossa parte, somos gratos por todas as conversas, inclusive aquelas
           que tiveram como lugar os corredores, por todos os diálogos, por todas as concordâncias e,
           sobretudo, pelas boas e importantes discordâncias. Todas essas contribuições nos ajudaram a
           problematizar o que pensamos, como compreendemos o que temos, como vemos a gestão dos
           processos educacionais para podermos, irmanados pela curiosidade, sonhar e vislumbrar o que
           queremos e como queremos realizar nossas ações, para que a comunidade na qual atuamos,
           assim como a sociedade de um modo geral, alcance a educação desejada.


           REFERÊNCIAS

           CONNELY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de experiência e investigación narrativa. In:
           LARROSA, Jorge. et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Laertes, 1995.

           DELEUZE, Giles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio
           de Janeiro: Graal, 1988.

           DEMO, Pedro. Complexidade e Aprendizagem - a dinâmica não linear do conhecimento. São
           Paulo; Atlas, 2002.



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 115
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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