Page 115 - Ação integrada de formação de professores
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No grupo de gestores que estavam participando desta experiência, a palavra em
           destaque foi ESPERANÇA. Mas, vale evidenciar que nestas imagens de registro do processo
           pedagógico realizado ao longo deste curso do COMUNG, percebemos o sentido de uma
           esperança em movimento, num viés constituído no verbo esperançar. Para Freire (2008, p. 11),
           a esperança, “[...] enquanto necessidade ontológica, precisa ancorar-se na prática”. Como nos
           afirma Freire (2008, p. 10), não somos esperançosos “por pura teimosia, mas por imperativo
           existencial e histórico”. Logo, “em sua não linearidade emergem utopia, esperança, revolta,
           confronto”, enquanto modo de conhecer que [...] não deixa nada de pé. Seu primeiro ímpeto
           é desconstruir, [...] depois reconstrói, mas sempre sob o signo da provisoriedade, para poder
           continuar desconstruindo” (DEMO, 2002, p. 127).
                 Além disso, com estas imagens dos processos  de aprender inaugurados pelas ações
           do curso proposto, buscamos tornar visíveis, sobretudo, a potência da ação de pensar com
           outros a ação educativa. Acreditamos que essa parceria, instaurada entre todos os cursistas e
           professores formadores ao longo do curso, seja inspiradora de novos começos e de continuidade
           daquelas experiências que vêm dando certo e aproximando os processos de organizar, planejar
           e acompanhar as ações educativas no contexto escolar. Nossa aposta, entre outras intenções,
           tomou como um dos princípios a ideia de que é necessário, considerando as complexas relações



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 114
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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