Page 110 - Ação integrada de formação de professores
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Para Morin (2010, p. 103), “as cinco finalidades educativas estão ligadas entre si e
           devem alimentar umas às outras: a cabeça bem-feita, que nos dá aptidão para organizar o
           conhecimento; o ensino da condição humana; a aprendizagem do viver; a aprendizagem da
           incerteza; e a educação cidadã”. Para o autor, essas finalidades devem despertar, igualmente, a
           ressurreição da cultura pela conexão entre as duas culturas e “[...] contribuir para a regeneração
           da laicidade e o nascimento de uma democracia cognitiva” (MORIN, 2010, p. 103).
                 Dessa  forma,  e  também engendrados  no  ser-conhecer-fazer  que Maturana  e Varela
           (2011, p. 32) nos apresentam quando afirmam que “todo fazer é um conhecer e todo conhecer
           é um fazer”, fomos produzindo com os professores espaços de conversas e de aprendizagens
           autopoiéticas, de si e de nossos afazeres, numa rede instituída a partir das proposições previstas
           pelo curso. Assim, realizamos o nosso processo pedagógico como uma


                                 [...] co-construção de significados, cujo objetivo é abrir e facilitar o diálogo e desenvolver
                                 a negociação significativa de processos e conteúdos a serem trabalhados nos ambientes
                                 educacionais, bem como, incentivar a construção de um saber relacional, contextual,
                                 gerado na interação professor/aluno (MORAES, 2003, p. 210).

                 Neste percurso inventivo, foi possível tecer compreensões diversas sobre a importância
           da gestão do processo pedagógico escolar articulado com toda a equipe e a comunidade, além
           de percepções acerca do acompanhamento pedagógico do desempenho docente e discente,
           como um processo educativo inerente aos afazeres escolares.


           2.2 Um olhar sobre a minha prática: narrativas de professores sobre inovação pedagógica
           com tecnologias digitais


                 Ao contemplarmos as narrativas dos professores e coordenadores  pedagógicos,
           legitimamos modos singulares de escutar, de olhar, de experimentar e, portanto, de narrar-
           se narrando  percursos,  também singulares, de experiências docentes.  Como  argumentam
           Conelly e Clandinin (1995, p. 11), “os seres humanos são organismos contadores de histórias,
           organismos que, individual e socialmente, vivem vidas relatadas”. Tornar visível as narrativas
           docentes, nessa perspectiva, é, também, valorar os diferentes modos como nessa dupla condição
           de humanos e docentes experimentamos o mundo.

                                 […] existe um mais sutil e amplo caminho através dos quais os computadores entram
                                 no mundo dos adolescentes de auto-definição e de auto-criação […] nós veremos que na
                                 adolescência os computadores tornaram-se parte de um retorno a reflexão, não sobre a
                                 máquina mas sobre nós mesmos (TURKLE, 1984, p. 19).

                 Em relação a este tema, foi interessante perceber compartilhamentos que destacam a
           importância de inovar com tecnologias no contexto escolar, que vinculam gestores e professores
           e seus processos educativos com a comunidade. Para Kastrup (2000, p. 53), “podemos escrever
           e interferir na própria rede e nos territórios locais que se criam em seu interior, participando
           então da invenção do mundo, numa prática coletiva”. Nesse sentido, é possível pensar que
           as “tecnologias não constituam um obstáculo, mas um dispositivo importante e atual para a
           invenção de si e do mundo” (KASTRUP, 2000, p. 53). Na sua participação, presencial e virtual, os
           cursistas refletiram acerca do movimento constante que vincula a escola ao mundo contextual
           histórico, cronológico e cultural dos estudantes. Nesse sentido, destacamos os excertos abaixo:






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 109
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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