Page 109 - Ação integrada de formação de professores
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Vale destacar que nos excertos das narrativas dos professores e gestores, percebemos
           discursos  sobre a prática educativa, que se aproximam do referencial teórico freiriano,
           especialmente, aquele apresentado nos livros,  Pedagogia da Esperança e  Pedagogia da
           Autonomia (FREIRE, 2008 e 2001). Isso se verifica quando percebem o ensinar como processo
           ético, estético, que exige tomada consciente de decisões éticas e estéticas, além de segurança,
           competência  profissional, generosidade,  comprometimento.  Ainda,  quando  compreendem
           que a educação é uma forma de intervenção no mundo, que exige, sobretudo, saber escutar, ter
           disponibilidade para o diálogo e, principalmente, que ensinar exige querer bem aos educandos
           (FREIRE, 2001).
                 Nos  encontros  presenciais,  nas  reflexões  trazidas  pelos  educadores,  percebemos  um
           caminhar  pedagógico  de esperança,  de  acreditar que estar naquele contexto de  formação
           continuada demonstra  sua fé nesse  devir esperançoso.  Afinal, “na formação  permanente
           dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando
           criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (FREIRE,
           2001, p, 39).

           2.1 Rodas de conversa: o processo pedagógico em pauta


                 As rodas de conversas presenciais e em ambiente digital foram organizadas de forma a
           abrir espaço para pensamentos e proposições em torno das temáticas indicadas pelo Programa
           do Curso – destacadas na Figura 1 – para este processo de formação e atualização pedagógica.
           A metodologia que adotamos, seguindo os passos da abordagem dialética – mobilização,
           problematização e síntese – teve como ponto de partida o convite abaixo.
           Figura 01: Convite para as rodas de conversas sobre gestão do processo pedagógico





























                 Nossa proposta tomou por base também a proposta de Guattari e Rolnik (2011, p. 17),
           quando afirmam que “a emergência processual das singularidades pode contribuir  para a
           criação de uma relação autêntica com o outro”. Neste entendimento, trazemos as narrativas
           constituídas nas rodas de conversa como como elo que une as emergências processuais das
           finalidades da educação com as nossas histórias de vida, com as nossas subjetividades.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 108
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