Page 109 - Ação integrada de formação de professores
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Vale destacar que nos excertos das narrativas dos professores e gestores, percebemos
discursos sobre a prática educativa, que se aproximam do referencial teórico freiriano,
especialmente, aquele apresentado nos livros, Pedagogia da Esperança e Pedagogia da
Autonomia (FREIRE, 2008 e 2001). Isso se verifica quando percebem o ensinar como processo
ético, estético, que exige tomada consciente de decisões éticas e estéticas, além de segurança,
competência profissional, generosidade, comprometimento. Ainda, quando compreendem
que a educação é uma forma de intervenção no mundo, que exige, sobretudo, saber escutar, ter
disponibilidade para o diálogo e, principalmente, que ensinar exige querer bem aos educandos
(FREIRE, 2001).
Nos encontros presenciais, nas reflexões trazidas pelos educadores, percebemos um
caminhar pedagógico de esperança, de acreditar que estar naquele contexto de formação
continuada demonstra sua fé nesse devir esperançoso. Afinal, “na formação permanente
dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando
criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática” (FREIRE,
2001, p, 39).
2.1 Rodas de conversa: o processo pedagógico em pauta
As rodas de conversas presenciais e em ambiente digital foram organizadas de forma a
abrir espaço para pensamentos e proposições em torno das temáticas indicadas pelo Programa
do Curso – destacadas na Figura 1 – para este processo de formação e atualização pedagógica.
A metodologia que adotamos, seguindo os passos da abordagem dialética – mobilização,
problematização e síntese – teve como ponto de partida o convite abaixo.
Figura 01: Convite para as rodas de conversas sobre gestão do processo pedagógico
Nossa proposta tomou por base também a proposta de Guattari e Rolnik (2011, p. 17),
quando afirmam que “a emergência processual das singularidades pode contribuir para a
criação de uma relação autêntica com o outro”. Neste entendimento, trazemos as narrativas
constituídas nas rodas de conversa como como elo que une as emergências processuais das
finalidades da educação com as nossas histórias de vida, com as nossas subjetividades.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 108
FORMAÇÃO DE PROFESSORES