Page 105 - Ação integrada de formação de professores
P. 105

A aprendizagem consiste em desenvolver capacidades que nos permitirão construir
                                 nosso próprio percurso de conhecimento. Como diz a poeta Adélia Prado: “Não quero
                                 a faca, nem o queijo. Quero a fome”. Considerando que vivemos numa sociedade em
                                 constante transformação,  precisamos  aprender a querer, a buscar, a compreender,
                                 selecionar  e transformar informação  em conhecimento,  e utilizar novas ferramentas
                                 para potencializar nosso aprendizado e criar nossas formas de compartilhá-lo (Excerto
                                 de escrita - no Glossário - ambiente virtual, Ago, 2018 ).

                 Neste percurso, para aprofundar os pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva
           dos projetos de trabalho enquanto metodologia interdisciplinar de ensino e de aprendizagem,
           coletivamente, refletimos sobre os possíveis  mecanismos/instrumentos  a serem  utilizados
           para a vivência e o acompanhamento do percurso pedagógico docente, incluindo tecnologias
           digitais contemporâneas. “Através do uso das novas tecnologias, o sujeito que aprende,
           investiga, experimenta, inova e tem a possibilidade de melhorar e transformar o contexto
           social no qual está inserido tem a possibilidade de melhorar o mundo” (Excerto de escrita - no
           Glossário - ambiente virtual, Ago, 2018).

                 Assim, vivenciar práticas pedagógicas na modalidade EAD para compreender por meio
           do curso de formação continuada as contribuições das tecnologias digitais nos processos de
           ensino e de aprendizagem foi algo potente. O ambiente virtual de aprendizagem possibilitou
           interações  subjetivas sobre a  gestão do  processo  educativo  pedagógico,  sua  organização
           e  planejamento, como  também  orientou  comunicações,  fóruns  e  outras  conversas  sobre  a
           importância das reuniões pedagógicas, como interconexões necessárias à docência e à gestão
           na Educação Básica, atribuindo a estes fazeres um sentido mais vivo de espaço de formação
           continuada.
                 Assim, as narrativas dos gestores e professores cartografadas nas oficinas, nas rodas de
           conversas, nos fóruns de discussão e nas atividades postadas foram elementos centrais para
           seguirmos um percurso de aprendizagem coletiva sobre cada tema proposto no eixo. Além
           disso,  tais narrativas são  o  pano de  fundo  da  investigação  que oportunizou o  conjunto  de
           reflexões que compartilhamos neste capítulo, pois se densificam nesse campo de estudos pelo
           viés da subjetividade.
                 Essa experiência, que envolveu subjetivamente cada um dos participantes, em oficinas
           e em outros espaços de aprendizagem, oportunizou também o encontro e a produção autoral
           de gestores e professores  com  referencial teórico diversificado  e as tecnologias digitais. A
           nós,  coube acompanhar  os  percursos  e cartografar no fluxo, esse  exercício de autoria e de
           potencialização das vivências do conhecimento nas redes constituídas, a partir das experiências
           afetivas e cognitivas dos professores/gestores.
                 Os participantes apresentaram e passaram a compreender melhor os espaços de atuação
           nas escolas, como importantes não apenas para o ensino de conteúdos aos estudantes, mas
           também para construir novos modos de aprender e de estar junto com a comunidade escolar e
           seu entorno, conforme ilustra o excerto abaixo:

                                 Na escola que trabalhamos, estamos desenvolvendo esse ano o Projeto Aula Ponte. Esse
                                 projeto foi baseado na famosa Escola da Ponte em Portugal, e busca como primeiro
                                 objetivo a interação  entre alunos  de  diferentes turmas,  em  diferentes níveis  de










           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 104
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110