Page 102 - Ação integrada de formação de professores
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GESTÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO ARTICULADO COM A
EQUIPE E A COMUNIDADE ESCOLAR
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Felipe Gustsack , Joice Nunes Lanzarini , Maria de Fatima Lima das Chagas ,
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Niqueli Streck Machado 4
1 INTRODUÇÃO
Vivemos atualmente no Brasil, momentos que vêm exigindo reflexões cada vez mais
atentas e aprofundadas a respeito das nossas possíveis ações em vários contextos, como político,
econômico, cultural e social. Na educação, especialmente na escola, essas exigências não têm
sido diferentes. Com o objetivo de ressignificar a importância deste contexto e das estratégias
do trabalho pedagógico, a formação continuada de professores e gestores como um processo
de atualização de si é um percurso que ganha cada vez mais importância epistemológica e
ontológica. Afinal, para que possamos, na condição de docentes, dar conta dessas várias
mudanças e avanços que vêm acontecendo em nossa sociedade, é necessário estarmos sempre
nos reinventando.
[...] a finalidade da formação é possibilitar que o docente possa se desenvolver na sua
integralidade, como pessoa e profissional da educação, para ter condições de intervir
sabiamente na sala de aula e obter informações indispensáveis para uma prática
pedagógica que corresponda aos desafios da sociedade, do mundo, do planeta e do
universo (PRIGOL; BEHRENS, 2015, p. 199).
Para contribuir com essa atualização do pensar e do fazer pedagógico, em 2018, o
Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - COMUNG e a Secretaria Estadual
de Educação (SEDUC-RS), em parceria com os Conselhos Regionais de Desenvolvimento
(COREDES) ofereceram um Curso de Formação Pedagógica para Professores e Formação
Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A proposta do curso, organizado segundo a
perspectiva da Educação à Distância, envolveu uma metodologia de encontros presenciais,
webconferências e momentos de estudos e de interações em espaço virtual, exclusivamente,
preparados para aprendizagens diversas, trocas de relatos de experiências e de estratégias de
trabalho pedagógico dos participantes.
Para Deleuze (1988, p. 54), “em fazeres metodológicos nada aprendemos com aquele que
nos diz: faça como eu. Nossos únicos mestres são aqueles que nos dizem ‘faça comigo’ e que, em
1 fegus@unisc.br
2 joice@unisc.br
3 fatima2@mx2.unisc.br
4 niqueli@unisc.br
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 101
FORMAÇÃO DE PROFESSORES