Page 102 - Ação integrada de formação de professores
P. 102

GESTÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO ARTICULADO COM A
                                EQUIPE E A COMUNIDADE ESCOLAR




                                                                                                    3
                    Felipe Gustsack , Joice Nunes Lanzarini , Maria de Fatima Lima das Chagas ,
                                                              2
                                     1
                                               Niqueli Streck Machado    4



           1 INTRODUÇÃO

                 Vivemos atualmente no Brasil, momentos que vêm exigindo reflexões cada vez mais
           atentas e aprofundadas a respeito das nossas possíveis ações em vários contextos, como político,
           econômico, cultural e social. Na educação, especialmente na escola, essas exigências não têm
           sido diferentes. Com o objetivo de ressignificar a importância deste contexto e das estratégias
           do trabalho pedagógico, a formação continuada de professores e gestores como um processo
           de atualização de si é um percurso que ganha cada vez mais importância epistemológica e
           ontológica. Afinal, para que possamos,  na condição  de docentes,  dar conta dessas  várias
           mudanças e avanços que vêm acontecendo em nossa sociedade, é necessário estarmos sempre
           nos reinventando.

                                 [...] a finalidade da formação é possibilitar que o docente possa se desenvolver na sua
                                 integralidade, como pessoa e profissional da educação, para ter condições de intervir
                                 sabiamente na sala de aula e obter informações  indispensáveis  para uma prática
                                 pedagógica que corresponda aos desafios da sociedade, do mundo, do planeta e do
                                 universo (PRIGOL; BEHRENS, 2015, p. 199).


                 Para contribuir com essa atualização do pensar e do fazer pedagógico, em 2018, o
           Consórcio  das Universidades  Comunitárias Gaúchas  - COMUNG e a Secretaria Estadual
           de Educação  (SEDUC-RS),  em parceria com  os Conselhos  Regionais de Desenvolvimento
           (COREDES)  ofereceram um Curso de Formação Pedagógica para Professores  e Formação
           Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos. A proposta do curso, organizado segundo a
           perspectiva da Educação à Distância, envolveu uma metodologia de encontros presenciais,
           webconferências e momentos de estudos e de interações em espaço virtual, exclusivamente,
           preparados para aprendizagens diversas, trocas de relatos de experiências e de estratégias de
           trabalho pedagógico dos participantes.
                 Para Deleuze (1988, p. 54), “em fazeres metodológicos nada aprendemos com aquele que
           nos diz: faça como eu. Nossos únicos mestres são aqueles que nos dizem ‘faça comigo’ e que, em


           1   fegus@unisc.br
           2   joice@unisc.br
           3   fatima2@mx2.unisc.br
           4   niqueli@unisc.br


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 101
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107