Page 104 - Ação integrada de formação de professores
P. 104

emerge de cada ação pedagógica em si e em suas repercussões sociais quando imersos nas
           vivências de atualização de seus modos existenciais de ser-viver a docência.
                 Nesse sentido, concordamos com o que postula Gryzybowski (1986, p. 41-2), citado por
           Frigotto (2000, p. 26):

                                 [...] a educação é, antes de mais nada, desenvolvimento de potencialidades e a apropriação
                                 de ‘saber social’ (conjunto de conhecimentos e habilidades, atitudes e valores que são
                                 produzidos pelas classes, em uma situação histórica dada de relações para dar conta
                                 de seus interesses e necessidades). Trata-se de buscar, na educação, conhecimentos e
                                 habilidades que permitam uma melhor compreensão da realidade e envolva a capacidade
                                 de fazer valer os próprios interesses econômicos, políticos e culturais.

                 Por essas e outras razões, convidamos a participar das reflexões que aqui apresentamos,
           falas e contribuições de vários colegas participantes da nossa ação de formação. Na medida do
           possível, procuramos contemplar diferentes nuances deste pensamento, dadas as diferenças
           de contexto, de função e de formação dos participantes.


           2 ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA AÇÃO
           EDUCATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR



                                 [...] para haver aprendizagem em qualquer nível, tem que haver por parte do professor
                                 uma paixão pelo conteúdo que ele está ensinando. A aprendizagem é uma simbiose
                                 entre o educando e seu professor. A partir do encantamento do estudante, o educador
                                 direciona  o  seu objetivo, usando  os  recursos  de  maneira  produtiva. Não  adianta ter
                                 disponível as tecnologias mais avançadas se não houver este encantamento. [...] para
                                 haver aprendizagem, devemos saber o porquê e não só o como fazer (Excerto de escrita
                                 - no Glossário - ambiente virtual, Ago, 2018).


                 No eixo temático do curso sobre planejamento e acompanhamento da ação educativa,
           as discussões versaram sobre diferentes aspectos deste processo. Aqui procuramos destacar: o
           direito à educação de qualidade e as perspectivas da educação para século XXI; a organização
           da gestão da escola como possibilidades de transformação e de humanização dos sujeitos; os
           modos de refletir e significar as funções do coordenador pedagógico nos espaços e tempos
           escolares e educativos enquanto articulador do coletivo dos sujeitos, das relações de ensino-
           aprendizagem e da formação continuada, mediadas pela proposta pedagógica.

                 O eixo também discutiu as funções do coordenador pedagógico no planejamento
           coletivo da Educação  Básica; as possibilidades de estabelecer relações entre a organização
           curricular, os processos de planejamento, de ensino, de aprendizagem e de avaliação; ações
           para identificar as especificidades dos documentos que orientam a ação educativa no contexto
           escolar  (Regimento, Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudos  e Planos de Trabalho).
           Destacamos, no bojo dessas reflexões, as possibilidades da construção coletiva e participativa
           destes documentos escolares, reconhecendo, para isso, a pesquisa como princípio educativo
           e transversalizador  das  áreas  de  conhecimento  e respectivos  componentes  curriculares  na
           Educação Básica. Essa curiosidade, própria da assunção de uma atitude pesquisadora, foi, aos
           poucos, se tornando um modo de perpassar todas as conversas sobre aprendizagem e gestão
           do processo educativo.







           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 103
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109