Page 108 - Ação integrada de formação de professores
P. 108
A relação entre professor e aluno é fator estimulante para o andamento das aulas,
pois o aluno demonstra interesse muito maior por suas aulas. A sala de aula requer
um professor dinâmico e que domine o conteúdo a ser estudado, propiciando uma
aprendizagem significativa para e na vida do aluno (Excerto de narrativa em ambiente
digital, AS-t1p, Ago. 2018).
Diante do contexto atual, um argumento que pode ser utilizado a favor da aprendizagem
escolar está relacionado a era da tecnologia e conectividade. O mundo passa e ser cada
vez mais instantâneo, o conhecimento e a descoberta também, e isso implica diretamente
no contexto escolar. O aprender e vivenciar dos alunos está cada vez mais rápido e isso
exige mudanças no papel do professor, ele necessita ser mediador da aprendizagem
promovendo relações mais estreitas entre a educação e os aspectos éticos, coletivos e
comunicativos (Excerto de narrativa em ambiente digital, CB-t2p, Ago. 2018).
Para os dias atuais o nosso olhar como educadores precisa ser direcionado para as
aprendizagens visando novas formas de ver o mundo, através de conceitos, de questões
evidentes, buscando através de pesquisas às bases fundamentais para o assunto estudado
(Excerto de narrativa em ambiente digital, MF-t1g, Ago. 2018)
Para tornar a aula mais atraente a educação precisa oferecer aos indivíduos a
oportunidade de se atualizarem, aprofundando e enriquecendo os seus conhecimentos
(Excerto de narrativa em ambiente digital, ALC-t1p, Ago. 2018).
Todos os dias aprendemos algo novo. Cabe ao professor direcionar o enfoque sobre o
que se deseja que o aluno aprenda. Ao mesmo tempo o professor precisa ressignificar,
atualizar a forma de ensinar, já que as tecnologias modernas estão fazendo este papel
com soberania e competência ao passo que a escola, muitas vezes continua fazendo da
mesma forma que há muito tempo atrás (Excerto de narrativa em ambiente digital, RJ-
t1g, Ago. 2018).
Os deslocamentos que o professor precisa fazer para tornar a sala de aula mais atraente
considerando os diferentes modos de organizar o ensino podemos afirmar que o aluno
se instiga aprender quando vê o “brilho dos olhos” do professor, quando percebe nele
a diferença em ter o conhecimento proposto. Deve desenvolver dinâmicas e estratégias
que envolvam o aluno com a aula, de modo a que se torne participante ativo do processo
de interação (Excerto de narrativa em ambiente digital, PR-t2p, Ago. 2018).
A educação necessita proporcionar o empoderamento discente, ou seja, possibilitar
condições de aquisição de informações necessárias que resultem em conhecimento e no
desenvolvimento do senso crítico e que o aluno deixe de reproduzir conceitos e aprenda
a pensar, questionar e argumentar (Excerto de narrativa em ambiente digital, DA-t1g,
Ago. 2018).
Na aula o papel do professor é incentivar esse jovem a ser sempre melhor, a fazê-lo
crescer a buscar vitórias, a conquistar seus interesses dando a ele possibilidades de
aprender de modo integral (Excerto de narrativa em ambiente digital, CSP-t1p, Ago.
2018).
Para o professor tornar a sala de aula mais atraente deve usar da reflexão e da troca
de experiências com colegas. A reflexão serve para repensar seu trabalho e também
para corrigir momentos que não tiveram valia na aprendizagem dos alunos, já a troca
de experiências favorece o intercâmbio de boas ideias e de novas formas de pensar e
ensinar (Excerto de narrativa em ambiente digital, FSL-t1p, Ago. 2018).
Transformar a proposta de ensino em projetos de interação é ouvir relatos dos alunos
quanto às suas experiências cotidianas e trazê-las para a vida escolar, sendo elas positivas
ou negativas. A utilização da aula como espaço de investigação, transformando a prática
de ensino atraente para os alunos (Excerto de narrativa em ambiente digital, SMU-t2p,
Ago. 2018).
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 107
FORMAÇÃO DE PROFESSORES