Page 107 - Ação integrada de formação de professores
P. 107
Desenvolvemos um projeto maravilhoso sobre jornal escolar.
Nesta lógica, abrir espaço para pensar a docência no contexto social contemporâneo
constituiu-se em processo que pode favorecer a (re)invenção de pensamentos, de metodologias,
de processos educativos, a partir de encontros com suas próprias narrativas. Para isso, no
primeiro eixo, o curso promoveu um debate sobre a aprendizagem e seus desafios no contexto
escolar. As narrativas produzidas pelos cursistas nos ajudam a entender o movimento e a
recursividade deste percurso em processo, que é a docência.
Para os cursistas, ser professor na contemporaneidade exige o que Freire denomina de
rigorosidade metódica. Para Freire (1996, p. 14), “esta rigorosidade metódica não tem nada que
ver com o discurso ‘bancário’ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo”.
Para o autor, é justamente neste sentido que “ensinar não se esgota no ‘tratamento’ do objeto
ou do conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que
aprender criticamente é possível”. Nesse sentido, no trabalho pedagógico temos a importância
da “presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente
curiosos, humildes e persistentes” (FREIRE, 1996, p. 14).
Nestes excertos das narrativas dos professores e gestores, no eixo 1, podemos perceber
entendimentos sobre aprendizagens em sala de aula, bem como, possibilidades de refletir
metodologias para a organização do trabalho pedagógico e seus desafios cotidianos.
Ser professor hoje em dia não está nada fácil, pois hoje em dia temos uma geração de
crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações,
pois vivem num mundo extremamente digital. Assim os planejamentos das aulas hoje é
muito importante, já que o professor precisa diversificar suas estratégias de aulas a partir
de critérios já conhecidos que possibilitam a interação dos alunos com os conteúdos a
serem aprendidos fazendo com que os alunos reflitam, participem e tenham vontade de
aprender a partir de desafios e propostas apresentadas a eles (Excerto de narrativa em
ambiente digital, DF-t1p, Ago. 2018).
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 106
FORMAÇÃO DE PROFESSORES