Page 107 - Ação integrada de formação de professores
P. 107

Desenvolvemos um projeto maravilhoso sobre jornal escolar.





































                 Nesta lógica, abrir  espaço para pensar a docência no contexto social contemporâneo
           constituiu-se em processo que pode favorecer a (re)invenção de pensamentos, de metodologias,
           de  processos  educativos, a partir de  encontros  com  suas  próprias  narrativas. Para isso,  no
           primeiro eixo, o curso promoveu um debate sobre a aprendizagem e seus desafios no contexto
           escolar. As narrativas produzidas pelos cursistas nos ajudam a entender o movimento e a
           recursividade deste percurso em processo, que é a docência.
                 Para os cursistas, ser professor na contemporaneidade exige o que Freire denomina de
           rigorosidade metódica. Para Freire (1996, p. 14), “esta rigorosidade metódica não tem nada que
           ver com o discurso ‘bancário’ meramente transferidor do perfil do objeto ou do conteúdo”.
           Para o autor, é justamente neste sentido que “ensinar não se esgota no ‘tratamento’ do objeto
           ou  do  conteúdo,  superficialmente  feito, mas  se  alonga à  produção  das  condições  em  que
           aprender criticamente é possível”. Nesse sentido, no trabalho pedagógico temos a importância
           da “presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente
           curiosos, humildes e persistentes” (FREIRE, 1996, p. 14).
                 Nestes excertos das narrativas dos professores e gestores, no eixo 1, podemos perceber
           entendimentos sobre aprendizagens em sala de aula, bem como, possibilidades de refletir
           metodologias para a organização do trabalho pedagógico e seus desafios cotidianos.

                                 Ser professor hoje em dia não está nada fácil, pois hoje em dia temos uma geração de
                                 crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações,
                                 pois vivem num mundo extremamente digital. Assim os planejamentos das aulas hoje é
                                 muito importante, já que o professor precisa diversificar suas estratégias de aulas a partir
                                 de critérios já conhecidos que possibilitam a interação dos alunos com os conteúdos a
                                 serem aprendidos fazendo com que os alunos reflitam, participem e tenham vontade de
                                 aprender a partir de desafios e propostas apresentadas a eles (Excerto de narrativa em
                                 ambiente digital, DF-t1p, Ago. 2018).



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 106
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   102   103   104   105   106   107   108   109   110   111   112