Page 111 - Ação integrada de formação de professores
P. 111
Estamos vivendo em um mundo extremamente tecnológico e integrar essas novas
tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para nós docentes, pois
precisamos dominar essas tecnologias. Mas apesar disso percebemos o potencial dessas
ferramentas e estamos levando essas novidades para a sala de aula, fazendo uso de
computadores, tablets e celulares (P. E. E - 1).
7
Acredito que o uso dessas tecnologias nos aproxima mais de nossos alunos, pois
conseguimos explorar os conteúdos de forma mais interativa. Dessa forma, o aluno
passa de um mero receptor que só observa e muitas vezes nem compreende nada, para
um sujeito mais ativo e participativo (P. E. E. - 1).
Hoje com todos esses avanços tecnológicos, existe a necessidade de adequação, de
abertura para o novo, para tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes,
conciliando a tecnologia sem abandonar os livros e o quadro (P. E. E. - 1).
No ensino de educação artística para alunos dos anos iniciais, especificamente no
ensino sobre os pintores modernos que carregam consigo certa complexidade. Para
isso é importante apresentar vídeos que mostrem a vida do pintor (como animações,
musicais...), também imagens das obras em formato digital. Dessa forma a abordagem
do tema em sala de aula fica mais acessível e interessante, pois o aluno não se apresenta
apenas como alguém que absorve o conhecimento mas também como alguém que
atribui significado e consegue ver os conceitos e questionamentos por trás da produção
artística. Com vídeos, torna-se mais fácil relacionar a arte com a sociologia, a história e a
filosofia, por exemplo (P. E. E. - 2).
Proporcionar a uma educação pública já sucateada e desinteressada com a realidade
do educando, novos métodos de promover o aprendizado crítico e participativo, torna-
se também uma forte justificativa para o desenvolvimento deste projeto. O lúdico
instiga a curiosidade e a criatividade do educando, passando a mensagem de uma
forma prazerosa e fazendo com que estes gravem cada pergunta do jogo relacionando
atividades econômicas, clima, relevo, em cada região do país (P. E. E. - 3).
Sonho muito com uma escola feliz e inovadora, capaz de fazer com que nossos alunos
sejam capacitados a construir um mundo melhor para si e para os outros que os rodeiam
(P. E. E. - 4).
Hoje em dia é muito comum e cada vez mais cedo os alunos interagirem em um ambiente
virtual. Isso facilita para nós professores usarmos como um meio de comunicação para
realizar trabalhos, recados e avisos, até mesmo pela rapidez que isso nos proporciona.
Eu utilizo o Whatsapp com meus alunos para comunicar [...] e é onde eles também tiram
dúvidas comigo (P. E. E. - 5).
Sempre gostei de utilizar mídias na organização de meus planejamentos e projetos, por
acreditar que são ferramentas que acrescentam em muito na prática pedagógica. Dentre
os recursos digitais que utilizo com frequência estão: internet, aplicativos do office:
word, powerpoint e Publisher, Hagáquê, hotpotatoes, etc. (P. E. E. - 6).
A proposta desta formação organizada pela COMUNG trouxe uma dimensão humana,
ontológica e epistemológica de inacabamento para o debate sobre conhecimentos nas diferentes
áreas, como se pode comprovar nos excertos acima. Assim, pensamos que entender, falar e
ouvir sobre o nosso devir existencial como humanos educadores em processo nos fortalece para
outros viveres em fluxo. Deste modo, também é possível compreender que “aquele que narra
transforma uma experiência em linguagem, atividade que, por sua vez, leva à compreensão e
ao entendimento da experiência em si” (GAI, 2009, p. 137).
7 Para resguardar a identidade dos participantes, escolhemos uma identificação com as iniciais (P. E. E) -
traduzidas como Profissional da Educação Escolar.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 110
FORMAÇÃO DE PROFESSORES