Page 111 - Ação integrada de formação de professores
P. 111

Estamos  vivendo em um mundo  extremamente tecnológico e integrar essas  novas
                                 tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para nós docentes, pois
                                 precisamos dominar essas tecnologias. Mas apesar disso percebemos o potencial dessas
                                 ferramentas e estamos levando essas novidades para a sala de aula, fazendo uso de
                                 computadores, tablets e celulares (P. E. E  - 1).
                                                                     7
                                 Acredito que o uso dessas tecnologias nos aproxima mais de nossos alunos, pois
                                 conseguimos  explorar os  conteúdos  de forma  mais  interativa. Dessa  forma,  o aluno
                                 passa de um mero receptor que só observa e muitas vezes nem compreende nada, para
                                 um sujeito mais ativo e participativo (P. E. E. - 1).

                                 Hoje  com  todos  esses  avanços  tecnológicos,  existe a  necessidade  de  adequação,  de
                                 abertura para o novo, para tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes,
                                 conciliando a tecnologia sem abandonar os livros e o quadro (P. E. E. - 1).
                                 No ensino de educação artística para alunos dos anos iniciais, especificamente no
                                 ensino sobre os pintores modernos que carregam consigo certa complexidade. Para
                                 isso é importante apresentar vídeos que mostrem a vida do pintor (como animações,
                                 musicais...), também imagens das obras em formato digital. Dessa forma a abordagem
                                 do tema em sala de aula fica mais acessível e interessante, pois o aluno não se apresenta
                                 apenas  como  alguém  que  absorve  o  conhecimento  mas  também  como  alguém  que
                                 atribui significado e consegue ver os conceitos e questionamentos por trás da produção
                                 artística. Com vídeos, torna-se mais fácil relacionar a arte com a sociologia, a história e a
                                 filosofia, por exemplo (P. E. E. - 2).
                                 Proporcionar a uma educação pública já sucateada e desinteressada com a realidade
                                 do educando, novos métodos de promover o aprendizado crítico e participativo, torna-
                                 se  também  uma  forte justificativa  para o  desenvolvimento deste  projeto.  O lúdico
                                 instiga  a curiosidade e a criatividade do educando, passando a mensagem de uma
                                 forma prazerosa e fazendo com que estes gravem cada pergunta do jogo relacionando
                                 atividades econômicas, clima, relevo, em cada região do país (P. E. E. - 3).
                                 Sonho muito com uma escola feliz e inovadora, capaz de fazer com que nossos alunos
                                 sejam capacitados a construir um mundo melhor para si e para os outros que os rodeiam
                                 (P. E. E. - 4).
                                 Hoje em dia é muito comum e cada vez mais cedo os alunos interagirem em um ambiente
                                 virtual. Isso facilita para nós professores usarmos como um meio de comunicação para
                                 realizar trabalhos, recados e avisos, até mesmo pela rapidez que isso nos proporciona.
                                 Eu utilizo o Whatsapp com meus alunos para comunicar [...] e é onde eles também tiram
                                 dúvidas comigo (P. E. E. - 5).
                                 Sempre gostei de utilizar mídias na organização de meus planejamentos e projetos, por
                                 acreditar que são ferramentas que acrescentam em muito na prática pedagógica. Dentre
                                 os recursos  digitais que utilizo com  frequência estão: internet, aplicativos do office:
                                 word, powerpoint e Publisher, Hagáquê, hotpotatoes, etc. (P. E. E. - 6).

                 A proposta desta formação organizada pela COMUNG trouxe uma dimensão humana,
           ontológica e epistemológica de inacabamento para o debate sobre conhecimentos nas diferentes
           áreas, como se pode comprovar nos excertos acima. Assim, pensamos que entender, falar e
           ouvir sobre o nosso devir existencial como humanos educadores em processo nos fortalece para
           outros viveres em fluxo. Deste modo, também é possível compreender que “aquele que narra
           transforma uma experiência em linguagem, atividade que, por sua vez, leva à compreensão e
           ao entendimento da experiência em si” (GAI, 2009, p. 137).




           7   Para resguardar a identidade dos  participantes, escolhemos  uma identificação  com  as iniciais  (P. E. E) -
               traduzidas como Profissional da Educação Escolar.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 110
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115   116