Page 101 - Ação integrada de formação de professores
P. 101

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências
           Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

           FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1996.

           VIGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p. 125.


           PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.

           DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S. Baldez; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas
           de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, volume 14, nº 1, 2017.

           GASPARIN, J. L. Uma didárica para a Pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores
           Associados, 2007.

           FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
           Terra; 1997.

           REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis: Vozes,
           1995.

           MAZUR, E. Peer Instruction: A user’s manual. Upper Saddle Rive: Prentice Hall Inc, 1997.


           MARTIN, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio.
           Campinas: Papirus, 2001, p. 91.


           MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.










































           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 100
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   96   97   98   99   100   101   102   103   104   105   106