Page 101 - Ação integrada de formação de professores
P. 101
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências
Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1996.
VIGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988. p. 125.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S. Baldez; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas
de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, volume 14, nº 1, 2017.
GASPARIN, J. L. Uma didárica para a Pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores
Associados, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra; 1997.
REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico cultural da educação. Petrópolis: Vozes,
1995.
MAZUR, E. Peer Instruction: A user’s manual. Upper Saddle Rive: Prentice Hall Inc, 1997.
MARTIN, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio.
Campinas: Papirus, 2001, p. 91.
MOYSÉS, Lúcia. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 100
FORMAÇÃO DE PROFESSORES