Page 97 - Ação integrada de formação de professores
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•  Passo 2 - Aplicação do Teste: Na sequência do conceito apresentado, deve-se aplicar
                     o teste conceitual (Concept Tests). As respostas devem ser objetivas, com, no máximo,
                     três opções.

                 •  Passo 3 - Avaliação e Instrução por Pares: A porcentagem de respostas certas deve
                     ser estimada para que o professor tenha noção da compreensão da turma em relação
                     ao conceito. Nesse sentido, se mais de 70% da turma acertou, considera-se que a
                     turma compreendeu o conceito. O professor deve explicar a resposta correta e dar
                     sequência às atividades. Se os acertos ficarem entre 35% e 70%, dá-se a oportunidade
                     para os estudantes discutirem aos pares e votarem novamente. Daí o nome instrução
                     por pares. Persistindo o índice da votação, o professor pode dar dicas. O processo se
                     repete até que mais de 70% dos alunos tenham respondido corretamente o teste. Caso
                     o número de acertos seja menor do que 35%, é necessário que o professor retome
                     o conceito abordado e reinicia-se o processo.  O fluxograma mostrado na figura
                     organiza a estratégia de implementação da instrução por pares.
           Figura 2. Fluxograma do processo de implementação da Instrução por pares

















































           Fonte: LASRY, N.; MAZUR, E.; WATKINS, J. Peer instruction: from Harvard to the two-year college. Am. J. Phys.,
           v. 76, n. 11, p. 1066(4), 2008.








           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   96
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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