Page 97 - Ação integrada de formação de professores
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• Passo 2 - Aplicação do Teste: Na sequência do conceito apresentado, deve-se aplicar
o teste conceitual (Concept Tests). As respostas devem ser objetivas, com, no máximo,
três opções.
• Passo 3 - Avaliação e Instrução por Pares: A porcentagem de respostas certas deve
ser estimada para que o professor tenha noção da compreensão da turma em relação
ao conceito. Nesse sentido, se mais de 70% da turma acertou, considera-se que a
turma compreendeu o conceito. O professor deve explicar a resposta correta e dar
sequência às atividades. Se os acertos ficarem entre 35% e 70%, dá-se a oportunidade
para os estudantes discutirem aos pares e votarem novamente. Daí o nome instrução
por pares. Persistindo o índice da votação, o professor pode dar dicas. O processo se
repete até que mais de 70% dos alunos tenham respondido corretamente o teste. Caso
o número de acertos seja menor do que 35%, é necessário que o professor retome
o conceito abordado e reinicia-se o processo. O fluxograma mostrado na figura
organiza a estratégia de implementação da instrução por pares.
Figura 2. Fluxograma do processo de implementação da Instrução por pares
Fonte: LASRY, N.; MAZUR, E.; WATKINS, J. Peer instruction: from Harvard to the two-year college. Am. J. Phys.,
v. 76, n. 11, p. 1066(4), 2008.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 96
FORMAÇÃO DE PROFESSORES