Page 98 - Ação integrada de formação de professores
P. 98
A instrução por pares não depende de nenhum recurso tecnológico para ser executada,
de modo que ela funciona em qualquer ambiente em que se pretenda utilizá-la, pois as votações
podem ser realizadas, levantando-se as mãos ou, ainda, utilizando cartões de resposta de cores
diferentes ou com as letras das alternativas, como mostra a figura 3.
Figura 3. Professores de uma escola norueguesa experimentando a Instrução por Pares com o
uso de cartões resposta, conhecidos como flashcards
Fonte: <https://blog.peerinstruction.net/2013/05/24/8-tips-for-transitioning-to-clickers-when-flipping-your-
class-with-peer-instruction/>.
Embora não sejam necessárias, as ferramentas tecnológicas facilitam o procedimento. Para
ambientes em que os alunos têm acesso a smartphones e há rede de internet sem fio disponível,
é possível utilizar a ferramenta de formulários do Google ou ainda aplicativos de Quizzes,
como o Socrative e Kahoot, que permitem a criação de questionários online com a utilização de
imagens - e até vídeos. O interessante destes aplicativos é que professor tem acesso, em tempo
real, à estatística das votações. Quando há recursos disponíveis para investimento, é possível
ainda utilizar os clickers, que são dispositivos físicos que computam as respostas dos alunos.
Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL
A Aprendizagem Baseada de Projetos, conhecida como PBL (Project Based Learning), é uma
metodologia em que o foco está no aprendizado de maneira crítica, pois requer proatividade dos
alunos, habilidades de colaboração em grupo e o aprimoramento da capacidade de encontrar a
solução de problemas. Neste método, busca-se despertar a curiosidade dos estudantes fazendo
com que, a partir de sua visão da realidade e de recursos disponíveis, de maneira colaborativa,
eles busquem a solução de um problema. No PBL, a ideia é que o aprendizado se dê a partir de
problemas e situações reais, idênticas ou similares as que os alunos podem vir a vivenciar em
seu dia a dia, ou, ainda, após o Ensino Médio.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 97
FORMAÇÃO DE PROFESSORES