Page 98 - Ação integrada de formação de professores
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A instrução por pares não depende de nenhum recurso tecnológico para ser executada,
           de modo que ela funciona em qualquer ambiente em que se pretenda utilizá-la, pois as votações
           podem ser realizadas, levantando-se as mãos ou, ainda, utilizando cartões de resposta de cores
           diferentes ou com as letras das alternativas, como mostra a figura 3.

           Figura 3. Professores de uma escola norueguesa experimentando a Instrução por Pares com o
           uso de cartões resposta, conhecidos como flashcards
































           Fonte: <https://blog.peerinstruction.net/2013/05/24/8-tips-for-transitioning-to-clickers-when-flipping-your-
           class-with-peer-instruction/>.

                 Embora não sejam necessárias, as ferramentas tecnológicas facilitam o procedimento. Para
           ambientes em que os alunos têm acesso a smartphones e há rede de internet sem fio disponível,
           é possível utilizar a ferramenta de formulários do Google ou ainda aplicativos de Quizzes,
           como o Socrative e Kahoot, que permitem a criação de questionários online com a utilização de
           imagens - e até vídeos. O interessante destes aplicativos é que professor tem acesso, em tempo
           real, à estatística das votações. Quando há recursos disponíveis para investimento, é possível
           ainda utilizar os clickers, que são dispositivos físicos que computam as respostas dos alunos.


           Aprendizagem Baseada em Projetos - PBL


                 A Aprendizagem Baseada de Projetos, conhecida como PBL (Project Based Learning), é uma
           metodologia em que o foco está no aprendizado de maneira crítica, pois requer proatividade dos
           alunos, habilidades de colaboração em grupo e o aprimoramento da capacidade de encontrar a
           solução de problemas. Neste método, busca-se despertar a curiosidade dos estudantes fazendo
           com que, a partir de sua visão da realidade e de recursos disponíveis, de maneira colaborativa,
           eles busquem a solução de um problema. No PBL, a ideia é que o aprendizado se dê a partir de
           problemas e situações reais, idênticas ou similares as que os alunos podem vir a vivenciar em
           seu dia a dia, ou, ainda, após o Ensino Médio.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   97
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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