Page 93 - Ação integrada de formação de professores
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O ENSINO ATIVO COMO UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA FORMAL DE MATEMÁTICA
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Ricardo Lauxen , Maria Christina Schettert Moraes , Adriana Cláudia Schmidt ,
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Maria Lourdes Backes Hartmann 4
Reflexões introdutórias: O contexto e a necessidade
A qualidade da educação e os caminhos que ela precisa tomar para enfrentar as
necessidades do século XXI é pauta recorrente na sociedade, o que implica a necessidade e a
urgência de as instituições educacionais refletirem sobre a qualidade desde a Educação Básica,
no sentido de repensarem a prática docente desenvolvida nas escolas e o processo de ensino e
aprendizagem.
A Lei nº 9.394/96 (LDB), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e
define o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica, aponta entre suas finalidades,
a preparação para o trabalho, o desenvolvimento da autonomia intelectual e o pensamento
crítico do educando. Essas finalidades não são desconexas, uma vez que não é possível obter
autonomia intelectual e estar preparado para o trabalho sem que o aluno tenha desenvolvido
o pensamento crítico.
Está enraizada na Educação Básica formal brasileira, a ideia de que a matemática deve
ser ensinada apenas em sala de aula, com aulas expositivas, nas quais o aluno é apresentado a
soluções padrões de problemas e os exercícios servem apenas para que ele, por similaridade,
repita o padrão, apenas com valores diferentes. Essa estratégia, na qual o aluno desempenha
um papel passivo na construção do conhecimento, leva o aluno a encerrar este período de
ensino com dificuldade de interpretar os problemas matemáticos e apresentar uma solução
lógica para o problema. Problema semelhante se verifica em todas as disciplinas de ciências
exatas. Da Costa e Moreira (2011, p. 263), que investigam e analisam este problema do ponto de
vista da física, área correlata à matemática, constatam que “diferenças aparentemente pequenas
no enunciado de problemas podem representar grandes dificuldades para os alunos […]”.
1 Bacharel e Mestre em Física. Professor da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.
2 Licenciada em Ciências e Matemática. Mestra em Educação. Professora da Universidade de Cruz Alta –
UNICRUZ.
3 Licenciada em Matemática. Mestra em Ciências no Domínio da Modelagem Matemática. Professora da
Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.
4 Licenciada em Pedagogia. Mestra em Educação. Professora da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 92
FORMAÇÃO DE PROFESSORES