Page 90 - Ação integrada de formação de professores
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se inserem  é elemento balizador para que as disciplinas  escolares  estejam inscritas num
           currículo em movimento.

                                 Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e
                                 procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores
                                 para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo
                                 do trabalho (BRASIL, 2017, p. 8, grifos nossos).

                 Conforme mencionado na seção anterior, a concepção de aprendizagem na BNCC evoca
           sua mobilização em prol da resolução de questões reais, do aqui e agora do nosso dia a dia, ou,
           ainda, daquilo que é hodierno. Nesse sentido, embora na definição de competência expressa
           no documento, o “exercício da cidadania” esteja em paralelismo ao “mundo do trabalho”,
           é inegável que a compreensão  mais  utilitarista do  conhecimento  seja  uma  das  marcas  do
           documento.
                 No entanto, há um ponto interessante a ser destacado aqui: a necessária e urgente
           produção  de  sentido  dos  conteúdos  escolares. Parece-nos  que o  convite  para “resolver
           demandas complexas da vida cotidiana” possa suscitar um interessante debate sobre a relação
           da escola com o mundo..., que não está lá fora, mas dentro da própria sala de aula. Desse modo,
           ao considerarmos que a noção de competência se articula à ideia de mobilização, de aplicação e
           contexto, a elaboração de um currículo por competências deve atentar para aspectos que visem
           à garantia da produção de sentido pretendida, conforme indicado por Léa Depresbiteris (apud
           UNISINOS, 2006, p. 13):
                 •  Estruturação do conhecimento de acordo com um pensamento interdisciplinar;
                 •  Desenvolvimento de atividades que mobilizem as competências;

                 •  Incentivo à resolução de problemas novos;
                 •  Evitar a simplificação dos problemas, contemplando a complexidade do mundo;
                 •  Focalizar a construção do conhecimento e não a sua reprodução;

                 •  Construir, de maneira coletiva, o conhecimento, reforçando  a negociação e não a
                     competição;

                 •  Diversificação dos meios de desenvolvimento das competências.
                 Trata-se de pontos, na maioria das vezes, abordados exaustivamente tanto em âmbito
           escolar,  como no que se refere à produção  teórica no campo  educacional.  Porém, também
           sabemos o quanto a efetivação desses pontos está esmaecida em boa parte das escolas, sejam elas
           públicas ou privadas. Assim sendo, uma questão central para que o currículo por competência
           se converta em ensino por competência é o entendimento de que explicações do tipo: – Prestem
           atenção, que vocês precisarão disso no ano que vem! – Um dia vocês irão precisar!, já não
           encontrarão lugar no espaço escolar. Isso, é claro, levando-se em conta a intencionalidade de
           transformar o currículo de papel em currículo vivo.
                 Nesse sentido, a dinâmica do fazer docente também é alterada, uma vez que o professor,
           mais do que nunca, precisa atentar  para a produção de sentido do conteúdo trabalhado.
           Entretanto, é importante salientar que grande parte dos docentes, em especial por considerar
           os perfis dos estudantes hoje, investe em estratégias distintas, como forma de mobilizá-los em
           sala de aula e, prioritariamente, na construção do conhecimento. Os professores, porém, uma
           vez que suas práticas pedagógicas são colocadas permanentemente sob suspeita, denotam
           angústia em relação ao que está por vir, conforme explicitado nos excertos abaixo:



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   89
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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