Page 88 - Ação integrada de formação de professores
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Consagra-se, assim, uma lógica analítica que se inscreve nas dimensões de compreensão
           de  uma política pública: cognitiva (conhecimento  técnico-científico  e  representações  dos
           fazedores das políticas); instrumental e analítica. Por meio desse enfoque,

                 “abrem-se novas dimensões  investigativas, que, sem desconsiderar  os determinantes
           de ordem mais estrutural, sugerem o uso de ferramentas que permitem considerar o papel
           das subjetividades e dos sistemas valorativos no desenrolar das ações/relações sociais. Este é,
           sem dúvida, um campo importante na construção da vida cotidiana, mas pouco explorado nos
           estudos próprios da área. Desvendá-lo, portanto, pode ser um modo de ir bem mais adiante
           dos desvelamentos que se voltam para as chamadas ‘grandes determinações’, que pouco têm
           acrescentado em termos de respostas mais concretas para o surgimento de um padrão mais
           igualitário para a política educacional” (AZEVEDO, 2008, p. 67).

                 Dentro da estruturação proposta pelo texto, alguns recortes de manifestações das alunas
           do curso, conforme já explicitado, foram buscados e categorizados, na tentativa de mapear a
           construção que está sendo feita a partir da política da BNCC e as apropriações que os gestores
           responsáveis pela condução política e pedagógica da escola têm conseguido fazer a partir das
           diretrizes e formações que vêm sendo oferecidas.
                 Em  primeiro lugar, cabe enfatizar a clara  distinção  existente entre possibilidades  e
           desafios.  No primeiro grupo, inserem-se  manifestações  que versam  sobre o alinhamento
           do trabalho escolar, padronização da base curricular, adaptação de metodologias para a
           aprendizagem, superação de uma forma ultrapassada de ensinar e preparação dos professores
           e das escolas para as mudanças pretendidas.

                 No campo dos desafios, as manifestações expressam inquietações relativas ao que
           distingue de fato as competências de outras propostas que já fazem parte da prática docente;
           relativas ao fato de que nada mudará enquanto as condições das escolas permanecerem as
           mesmas; relativas a como se dará a regulação da BNCC; relativas ao impacto da Base na
           formação de alunos e professores.
                 A eloquência das manifestações de algumas alunas oferece interessantes pistas para a
           compreensão do processo da política por aqueles que serão os seus executores e que, pelos
           últimos momentos de construção  experimentados,  não estiveram no protagonismo das
           escolhas feitas. Evidentemente, essas falas precisam ser compreendidas aqui como um conjunto
           de manifestações individuais. Elas são utilizadas na íntegra para evitar recortes equivocados.
           A complementaridade entre os excertos está sendo promovida por essa escrita - assim como
           também o foi por meio das mediações no fórum de participação e nos encontros presenciais - e
           não necessariamente está expressa nas manifestações individuais das participantes.

                                 Acredito que a BNCC, como seu nome já diz, Base Nacional Comum, venha para padronizar a
                                 educação em nosso país, no que diz respeito as competências e habilidades a serem desenvolvidas
                                 durante os anos de escolarização, para que todos os estados brasileiros sigam uma mesma linha na
                                 educação, facilitando para os estudantes quando estes migrarem de um estado para outro, o que
                                 é muito comum em nosso país, respeitando, é claro, as peculiaridades de cada estado brasileiro e
                                 de cada localidade. 4

                 Tal  manifestação  alinha-se  a  uma  apreensão  bastante instrumental da  BNCC,
           compreendendo-a como uma facilitadora da mobilidade estudantil. Trata-se de um argumento
           bastante  recorrente, que pautou boa parte das manifestações das alunas e que revela uma


           4   Os excertos foram copiados na íntegra, sem qualquer correção gramatical.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   87
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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