Page 84 - Ação integrada de formação de professores
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BNCC E A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR
COMPETÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O
TRABALHO PEDAGÓGICO
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Ana Cristina Ghisleni , Laura Dalla Zen , Fabiane Bitello Pedro
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Resumo: O texto a seguir tem como foco a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
pelas escolas, destacando desafios e possibilidades vividos por essas instituições ao longo deste processo.
Para tanto, (1) aborda a historicidade do documento, com foco nas disputas em torno do papel da escola;
(2) analisa a BNCC como política pública educacional; e, por fim, (3) discute aspectos concernentes ao
ensino por competências. Como elemento mobilizador das discussões, as autoras se valem de parte
da bibliografia utilizada na Formação Pedagógica para Coordenadores Pedagógicos, oferecida pelo
COMUNG às escolas da Rede Pública Estadual, bem como, de excertos de manifestações de alunos e
alunas, coletados numa atividade específica do curso. A partir das articulações empreendidas, pretende-
se fornecer subsídios teórico-metodológicos para o entendimento da BNCC como política pública, bem
como, para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico por competências, destacando-se alguns
desafios vividos pelas redes de ensino, no que se refere aos arranjos curriculares decorrentes do processo.
Palavras-chave: Currículo. Base Nacional Comum Curricular. Ensino por competências.
Introdução
O artigo aborda a proposta da Base Nacional Comum Curricular, enfatizando três
aspectos: o primeiro apresenta uma retrospectiva histórica da elaboração do documento,
colocando em evidência disputas de concepções relativas ao papel da escola. O segundo
aspecto, dando continuidade à discussão anterior, compreende a BNCC no campo das políticas
públicas educacionais, destacando desafios e possibilidades da sua implementação no contexto
escolar. O terceiro aborda questões gerais sobre o ensino por competências e a maneira como
ele é entendido pela BNCC. Para tanto, destaca aspectos conceituais considerados estruturantes
da Base e discute possibilidades para sua (re)apropriação nas escolas.
Parte da base teórica aqui utilizada foi retirada da formação oferecida pelas universidades
integrantes do Consórcio de Universidades Comunitárias (COMUNG) aos coordenadores
pedagógicos das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Reforçando a convicção na
necessária articulação teórico-vivencial que deve pautar os processos de formação, as autoras
retiraram excertos de manifestações feitas pelos coordenadores participantes numa atividade
específica do curso. A utilização dessas manifestações pauta-se no total resguardo das
1 Doutora em Educação. UNISINOS. acghisleni@unisinos.br
2 Doutora em Educação. UNISINOS. hzen@unisinos.br
3 Mestranda em Educação. UNISINOS. fabi.bitello@gmail.com
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 83
FORMAÇÃO DE PROFESSORES