Page 84 - Ação integrada de formação de professores
P. 84

BNCC E A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR
                  COMPETÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O
                                        TRABALHO PEDAGÓGICO




                                                                     2
                           Ana Cristina Ghisleni , Laura Dalla Zen , Fabiane Bitello Pedro
                                                  1
                                                                                              3

           Resumo: O texto a seguir tem como foco a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
           pelas escolas, destacando desafios e possibilidades vividos por essas instituições ao longo deste processo.
           Para tanto, (1) aborda a historicidade do documento, com foco nas disputas em torno do papel da escola;
           (2) analisa a BNCC como política pública educacional; e, por fim, (3) discute aspectos concernentes ao
           ensino por competências. Como elemento mobilizador das discussões, as autoras se valem de parte
           da bibliografia utilizada na Formação Pedagógica para Coordenadores  Pedagógicos, oferecida pelo
           COMUNG às escolas da Rede Pública Estadual, bem como, de excertos de manifestações de alunos e
           alunas, coletados numa atividade específica do curso. A partir das articulações empreendidas, pretende-
           se fornecer subsídios teórico-metodológicos para o entendimento da BNCC como política pública, bem
           como, para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico por competências, destacando-se alguns
           desafios vividos pelas redes de ensino, no que se refere aos arranjos curriculares decorrentes do processo.
           Palavras-chave: Currículo. Base Nacional Comum Curricular. Ensino por competências.


           Introdução


                 O artigo aborda a proposta da Base Nacional Comum Curricular, enfatizando três
           aspectos: o primeiro apresenta uma retrospectiva histórica da elaboração do documento,
           colocando  em  evidência disputas  de  concepções  relativas ao  papel da  escola.  O segundo
           aspecto, dando continuidade à discussão anterior, compreende a BNCC no campo das políticas
           públicas educacionais, destacando desafios e possibilidades da sua implementação no contexto
           escolar. O terceiro aborda questões gerais sobre o ensino por competências e a maneira como
           ele é entendido pela BNCC. Para tanto, destaca aspectos conceituais considerados estruturantes
           da Base e discute possibilidades para sua (re)apropriação nas escolas.

                 Parte da base teórica aqui utilizada foi retirada da formação oferecida pelas universidades
           integrantes do Consórcio  de Universidades  Comunitárias (COMUNG) aos coordenadores
           pedagógicos das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. Reforçando a convicção na
           necessária articulação teórico-vivencial que deve pautar os processos de formação, as autoras
           retiraram excertos de manifestações feitas pelos coordenadores participantes numa atividade
           específica do curso. A utilização dessas manifestações pauta-se no total  resguardo das




           1   Doutora em Educação. UNISINOS. acghisleni@unisinos.br
           2   Doutora em Educação. UNISINOS. hzen@unisinos.br
           3   Mestranda em Educação. UNISINOS. fabi.bitello@gmail.com


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   83
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88   89