Page 82 - Ação integrada de formação de professores
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Nessa direção, é fundamental o entendimento do corpo docente acerca do documento,
           tal como afirma o Participante 5:

                                 É primordial que, em sua prática pedagógica, o docente tenha elaborado seu plano contemplando
                                 o Projeto Político da escola e visando as particularidades da turma, mas como fazer isto,
                                 se inúmeras vezes são inseridos assuntos que não estão relacionados ao plano de trabalho,
                                 interferindo diretamente na aprendizagem, e ainda muito são repetitivos, mas que precisam ser
                                 trabalhados com o os alunos, mesmo que estes assuntos não sejam do interesse deles? Acredito que
                                 seja importante rever esta questão, pois nada adianta investir em cursos e aprimoramento se as
                                 interferências externas continuarem a ditar nas escolas, o que é importante para ser ensinado para
                                 atender os seus interesses a continuar a reproduzir uma sociedade que atenda os seus anseios.

                 Nesse fragmento, destacamos o quanto o Participante 5 vincula o PPP da Escola com a sua
           prática pedagógica, na medida em que problematiza algumas situações referentes ao ensino e
           à construção de saberes. Podemos ainda perceber nesse trecho o quanto circula nas instituições
           o discurso de que os professores devem seguir uma lógica padronizada, “vinda de cima”. Para
           Resende (1998), há um sentimento de acatamento de proposições advindas das mantenedoras,
           direcionadas inicialmente à equipe diretiva da escola, que, junto com os professores, constrói
           o plano de ação. Neste exercício democrático, dissolvem-se as responsabilidades, que, por sua
           vez, descentralizam o poder.

                 Importa frisar que o PPP, assim como qualquer outro documento legal da escola, está em
           consonância com as leis e normativas destinadas ao campo educacional; porém, é inegável a
           importância de levar em consideração as especificidades locais em que a escola está inserida. Em
           outras palavras, o PPP é um elo entre a escola e a comunidade; portanto, não pode distanciar-
           se da realidade do aluno, pois somente assim a escola se tornará um ambiente educativo capaz
           de promover condições adequadas de avanços e melhorias nos processos educacionais.


           Considerações finais

                 Nossa análise das falas de alguns dos professores e gestores que realizaram o Curso
           de Formação Pedagógica no tocante ao Projeto Político Pedagógico revelou que, embora
           haja clareza sobre o fato de que o PPP deve ser um documento de responsabilidade coletiva
           e participativa, que deve envolver na tomada de decisões no processo de sua elaboração
           pais, professores, alunos, funcionários e demais membros da comunidade escolar, ainda há
           dificuldade  de  promover essa  construção  colaborativa, alicerçando  suas  bases  na realidade
           escolar.
                 Alguns professores consideram que falta flexibilidade ao PPP para que ele possa, além de
           expressar as exigências das bases legais que regem a educação no país e das demandas sociais,
           contemplar as expectativas, as especificidades e as necessidades da comunidade escolar, que
           almeja perceber-se representada nesse documento.
                 Por fim, constatamos que as discussões  geradas a partir das interações no Fórum  A
           pergunta que não quer calar mostram professores engajados na construção do melhor PPP para
           suas instituições de ensino e reflexivos sobre o papel da escola na sociedade. Também se pôde
           perceber a criticidade quanto a certas condutas comuns nas escolas, que suscitam uma postura
           de reprodução de demandas advindas de instâncias superiores, inibindo ou impossibilitando
           o exercício da produção, que deveria ser intrínseco ao professor e, portanto, a tônica de sua
           atuação docente.




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   81
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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