Page 79 - Ação integrada de formação de professores
P. 79

Para discorrer sobre o Projeto Político Pedagógico, escolhemos como aporte teórico os
           estudos desenvolvidos por Veiga (1998), Gadotti (1994) e Gandin (2001).
                 A fim de dar conta do propósito deste estudo, apresentamos os discursos  dos
           participantes a respeito da concepção, das condições de produção e da relação entre o Projeto
           Político Pedagógico das escolas em que atuam e seu fazer docente, cotejando com o arcabouço
           teórico que versa sobre o processo democrático de construção e de implementação do PPP,
           um documento de importância reconhecida  entre os docentes e fundamental para ancorar
           as práticas de ensino e aprendizagem necessárias à formação integral dos alunos e à atuação
           sólida dos professores.


           O Projeto Político Pedagógico e a formação docente

                 Segundo Veiga (1998), a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola
           visa a marcar o ponto de partida e os possíveis pontos de chegada, ou seja, é um documento
           cuja base é alicerçada no planejamento para o futuro. Obviamente, ao traçar planos, para o
           futuro, é necessário compreender, avaliar e valorizar o que já se faz, como também o que já se
           fez em termos de prática escolar.

                 Essa concepção do PPP como um documento coletivo e representativo do contexto da
           escola que é por ele norteada fica evidente na fala do Participante 1 , para quem o PPP
                                                                                  4

                                 consolida-se em um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo
                                 desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino
                                 e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Expressa a cultura da escola porque está
                                 assentado nas crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram.
                                 É um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria essa cultura, visando à intervenção
                                 e transformação da realidade. A participação  coletiva  possibilita  à população  o conhecimento
                                 e a avaliação dos serviços oferecidos e a intervenção organizada na vida da escola. Vivendo a
                                 prática da participação nos órgãos deliberativos da escola, os pais, os professores e os alunos vão
                                 sentir-se responsáveis na tomada de decisões e na construção de uma educação de qualidade. É
                                 esse o objetivo que justifica a elaboração desse Projeto: proporcionar conhecimento, reflexão e
                                 compreensão para que todos os envolvidos tenham condições de participarem da elaboração e/
                                 ou atualização do P.P.P. da escola, conscientes de sua importância na tomada de decisões e na
                                 construção de uma educação de qualidade.

                 Para que o PPP faça sentido na vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo, é
           preciso conectá-lo ao contexto local, social e histórico. Dito em outras palavras, o documento
           terá sentido na medida em que os sujeitos perceberem a implicação e a relação direta com o
           meio no qual estão inseridos. Para isso, é necessário compreender que o PPP é um compósito
           de práticas vivas, que implica diretamente o fazer pedagógico. Todavia,  na concepção  de
           muitos professores, o PPP encontra-se no nível teórico, portanto, distante de seu cotidiano.
           Desse  modo, são extremamente relevantes e potentes os questionamentos levantados pelo
           Participante 2:

                                 [se] o PPP [é] um documento que direciona todas as ações da escola, definidas no sentido de
                                 atender as necessidades específicas do  processo ensino-aprendizagem,  por que nem sempre é
                                 possível associá-lo com a realidade escolar? O que “falta” para que ele seja flexível o bastante para
                                 se adaptar às necessidades dos alunos e professores?

           4   Com o intuito de preservar a identidade dos professores, optamos por identificá-los como: Participante 1,
               Participante 2 e assim sucessivamente.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   78
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84