Page 79 - Ação integrada de formação de professores
P. 79
Para discorrer sobre o Projeto Político Pedagógico, escolhemos como aporte teórico os
estudos desenvolvidos por Veiga (1998), Gadotti (1994) e Gandin (2001).
A fim de dar conta do propósito deste estudo, apresentamos os discursos dos
participantes a respeito da concepção, das condições de produção e da relação entre o Projeto
Político Pedagógico das escolas em que atuam e seu fazer docente, cotejando com o arcabouço
teórico que versa sobre o processo democrático de construção e de implementação do PPP,
um documento de importância reconhecida entre os docentes e fundamental para ancorar
as práticas de ensino e aprendizagem necessárias à formação integral dos alunos e à atuação
sólida dos professores.
O Projeto Político Pedagógico e a formação docente
Segundo Veiga (1998), a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da escola
visa a marcar o ponto de partida e os possíveis pontos de chegada, ou seja, é um documento
cuja base é alicerçada no planejamento para o futuro. Obviamente, ao traçar planos, para o
futuro, é necessário compreender, avaliar e valorizar o que já se faz, como também o que já se
fez em termos de prática escolar.
Essa concepção do PPP como um documento coletivo e representativo do contexto da
escola que é por ele norteada fica evidente na fala do Participante 1 , para quem o PPP
4
consolida-se em um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo
desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino
e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Expressa a cultura da escola porque está
assentado nas crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram.
É um conjunto de princípios e práticas que reflete e recria essa cultura, visando à intervenção
e transformação da realidade. A participação coletiva possibilita à população o conhecimento
e a avaliação dos serviços oferecidos e a intervenção organizada na vida da escola. Vivendo a
prática da participação nos órgãos deliberativos da escola, os pais, os professores e os alunos vão
sentir-se responsáveis na tomada de decisões e na construção de uma educação de qualidade. É
esse o objetivo que justifica a elaboração desse Projeto: proporcionar conhecimento, reflexão e
compreensão para que todos os envolvidos tenham condições de participarem da elaboração e/
ou atualização do P.P.P. da escola, conscientes de sua importância na tomada de decisões e na
construção de uma educação de qualidade.
Para que o PPP faça sentido na vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo, é
preciso conectá-lo ao contexto local, social e histórico. Dito em outras palavras, o documento
terá sentido na medida em que os sujeitos perceberem a implicação e a relação direta com o
meio no qual estão inseridos. Para isso, é necessário compreender que o PPP é um compósito
de práticas vivas, que implica diretamente o fazer pedagógico. Todavia, na concepção de
muitos professores, o PPP encontra-se no nível teórico, portanto, distante de seu cotidiano.
Desse modo, são extremamente relevantes e potentes os questionamentos levantados pelo
Participante 2:
[se] o PPP [é] um documento que direciona todas as ações da escola, definidas no sentido de
atender as necessidades específicas do processo ensino-aprendizagem, por que nem sempre é
possível associá-lo com a realidade escolar? O que “falta” para que ele seja flexível o bastante para
se adaptar às necessidades dos alunos e professores?
4 Com o intuito de preservar a identidade dos professores, optamos por identificá-los como: Participante 1,
Participante 2 e assim sucessivamente.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 78
FORMAÇÃO DE PROFESSORES