Page 74 - Ação integrada de formação de professores
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vez de trabalhar com a matéria pronta e acabada, desafie os estudantes a desenvolverem uma
atitude de pesquisa, de procura, de resolução de problemas. Segundo o autor, “é inacreditável
como, em pleno século XXI, ainda temos de repetir o que Montaigne já dizia no século XVI: é
preciso ter uma cabeça bem feita e não bem cheia”.
Aprender, portanto, pode ser considerado um processo fundamental para que os
indivíduos tornem-se cidadãos do mundo, conhecendo-o e se comprometendo com esta
esfera, para que possamos continuar a escrever a história com amorosidade, bom senso
e responsabilidade. Sendo assim, compreendemos a escolarização como experiência
imprescindível para que as crianças e os jovens realizem a transição entre a esfera privada do lar
e a esfera social, a esfera do coletivo. A inserção na escola é indispensável para a compreensão
do mundo e o estabelecimento da presença neste espaço/tempo partilhado pelas múltiplas
gerações. Educar é, portanto, oportunizar aos indivíduos a construção do conhecimento para
que conheçam o mundo e com ele se comprometam.
O alcance desses patamares de excelência no processo de ensino e aprendizagem exige
que a escola promova a reflexão permanente, articulando os distintos segmentos da comunidade
escolar, para pensar e construir as melhores soluções, os melhores caminhos. Aos educadores,
nesse contexto, cabe engajar-se com os demais, construindo propostas pedagógicas consistentes
e assumindo atitudes de experimentação, de procura, de inovação e de compromisso com a
educação e com o mundo que representam diante das novas gerações, primando sempre pelo
desenvolvimento da capacidade de bem viver e de ser feliz na sociedade da informação e do
conhecimento.
Referências
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AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 73
FORMAÇÃO DE PROFESSORES