Page 70 - Ação integrada de formação de professores
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Nesse processo, destacamos novamente a importância da participação efetiva de todo o
coletivo que compõe a escola, pois é na participação de todos que se pode definir a proposta
pedagógica por meio da interação, da mediação e da negociação, a fim de evitar que prevaleçam
interesses particulares ou que sejam trabalhados conceitos e valores que só interessam a uma
minoria, como forma de dominação dos demais.
3 Escolarização no Século XXI – Aprender a Aprender na Sociedade da Informação e do
Conhecimento
Na escola, desenvolve-se um processo, no qual os alunos, a partir de seus conhecimentos,
são mediados pelo professor que possui e apresenta-lhes seus conhecimentos por intermédio
da didática e, por meio da pedagogia, faz a gestão deste processo. Pelo diálogo, a informação
transforma-se em conhecimento.
Assim, a instituição escolar trabalha com saberes de consenso. A partir da interação
entre os conhecimentos dos distintos sujeitos envolvidos no processo, o aluno torna-se capaz
de mover-se entre os conhecimentos, utilizando-os em diferentes situações. Então, passa a
saber, efetivamente.
No complexo fenômeno educacional, o professor constitui-se como o profissional que
fez uma opção pelo ensino. Ou seja, quando assumo a posição de professor de Matemática, eu
opto por ensinar Matemática e não por ser um Matemático. Isso significa assumir o desafio e
o compromisso de, estando próximo ao seu objeto de saber, fazer a mediação pela didática e
a gestão pela pedagogia, lidando com o instituído e o instituinte da escola. Cabe, portanto, ao
professor estar vinculado a seu objeto de saber e ser competente na organização dos momentos
de sala de aula, para que suas aulas sejam significativas, a fim de que os estudantes utilizem as
aprendizagens para estabelecer comparações, relações e consigam movimentar-se, utilizando
o saber para solucionar problemas e serem mais eficientes e eficazes.
Ao refletir a respeito da formação docente e profissional, Francisco Imbernón (2004)
destaca que a tarefa do educador não é mais a transmissão de conhecimento. A docência na
contemporaneidade implica interação, convivência, cultura do contexto, heterogeneidade
social dos sujeitos envolvidos nesse processo. São exigidas novas competências do educador,
relacionadas com a capacidade de animar, de mediar, de informar, de sensibilizar, de formar e
de transformar.
Ainda, em se tratando da postura do professor, vale salientar que sua atuação é
exemplar. São os exemplos dos professores que auxiliam as novas gerações na constituição
de suas próprias posturas. O gosto por aprender, as habilidades interpessoais, o respeito por
si, o respeito ao outro e ao ambiente, a compreensão crítica da realidade são aprendizagens
que extrapolam os aspectos teóricos, isto é, demandam diálogo, observação e convivência. Por
essa razão, as dimensões ético-políticas e estéticas precisam acompanhar os aspectos técnico-
científicos da educação, com vistas a uma formação ampla dos seres humanos.
Para Borges (2000), a sociedade do conhecimento e da informação caracteriza-se pela
descentralização, pela flexibilização das relações, pela queda de barreiras geopolíticas, pela
diversidade, pela rapidez com que ocorrem as transformações pela circulação de um volume
enorme e volátil de informações. Segundo a autora, a mente humana é o grande software,
enquanto o computador é o hardware. Nesse processo, a educação tem papel preponderante.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 69
FORMAÇÃO DE PROFESSORES