Page 70 - Ação integrada de formação de professores
P. 70

Nesse processo, destacamos novamente a importância da participação efetiva de todo o
           coletivo que compõe a escola, pois é na participação de todos que se pode definir a proposta
           pedagógica por meio da interação, da mediação e da negociação, a fim de evitar que prevaleçam
           interesses particulares ou que sejam trabalhados conceitos e valores que só interessam a uma
           minoria, como forma de dominação dos demais.


           3 Escolarização no Século XXI – Aprender a Aprender na Sociedade da Informação e do
           Conhecimento

                 Na escola, desenvolve-se um processo, no qual os alunos, a partir de seus conhecimentos,
           são mediados pelo professor que possui e apresenta-lhes seus conhecimentos por intermédio
           da didática e, por meio da pedagogia, faz a gestão deste processo. Pelo diálogo, a informação
           transforma-se em conhecimento.

                 Assim, a instituição escolar trabalha  com saberes de consenso. A partir  da interação
           entre os conhecimentos dos distintos sujeitos envolvidos no processo, o aluno torna-se capaz
           de  mover-se entre os  conhecimentos,  utilizando-os  em  diferentes situações.  Então, passa  a
           saber, efetivamente.

                 No complexo fenômeno educacional, o professor constitui-se como o profissional que
           fez uma opção pelo ensino. Ou seja, quando assumo a posição de professor de Matemática, eu
           opto por ensinar Matemática e não por ser um Matemático. Isso significa assumir o desafio e
           o compromisso de, estando próximo ao seu objeto de saber, fazer a mediação pela didática e
           a gestão pela pedagogia, lidando com o instituído e o instituinte da escola. Cabe, portanto, ao
           professor estar vinculado a seu objeto de saber e ser competente na organização dos momentos
           de sala de aula, para que suas aulas sejam significativas, a fim de que os estudantes utilizem as
           aprendizagens para estabelecer comparações, relações e consigam movimentar-se, utilizando
           o saber para solucionar problemas e serem mais eficientes e eficazes.
                 Ao  refletir a respeito  da  formação  docente  e  profissional,  Francisco  Imbernón  (2004)
           destaca que a tarefa do educador não é mais a transmissão de conhecimento. A docência na
           contemporaneidade implica interação, convivência, cultura do contexto,  heterogeneidade
           social dos sujeitos envolvidos nesse processo. São exigidas novas competências do educador,
           relacionadas com a capacidade de animar, de mediar, de informar, de sensibilizar, de formar e
           de transformar.

                 Ainda, em se tratando da postura do professor, vale salientar que sua atuação é
           exemplar. São os exemplos dos professores que auxiliam as novas gerações na constituição
           de suas próprias posturas. O gosto por aprender, as habilidades interpessoais, o respeito por
           si, o respeito ao outro e ao ambiente, a compreensão crítica da realidade são aprendizagens
           que extrapolam os aspectos teóricos, isto é, demandam diálogo, observação e convivência. Por
           essa razão, as dimensões ético-políticas e estéticas precisam acompanhar os aspectos técnico-
           científicos da educação, com vistas a uma formação ampla dos seres humanos.

                 Para Borges (2000), a sociedade do conhecimento e da informação caracteriza-se pela
           descentralização, pela flexibilização das relações, pela queda de barreiras geopolíticas, pela
           diversidade, pela rapidez com que ocorrem as transformações pela circulação de um volume
           enorme e volátil de informações. Segundo a autora, a mente humana é o grande software,
           enquanto o computador é o hardware. Nesse processo, a educação tem papel preponderante.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   69
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75