Page 66 - Ação integrada de formação de professores
P. 66

o debate sobre o tema, em busca de posicionamentos  em defesa de uma escolarização
           caracterizada como experiência produtiva e repleta de sentido.
                 O  aprender ocorre em diferentes espaços e tempos. Entre os múltiplos locais onde
           os  seres  humanos  constroem aprendizagens, a escola  destaca-se  enquanto local  formal  e
           institucionalizado de convivência e de aprendizagem. Trata-se de uma instituição educativa,
           caracterizada como tal por oportunizar o encontro de sujeitos inacabados, que interagem com
           os educadores, com os colegas, com o ambiente e com o conhecimento que permeia tal relação.
           Assim sendo, é um lugar de sistematização de saberes, de circulação de subjetividades e da
           diversidade cultural.
                 A escola é regida por leis que lhe dão sustentação e definem as diretrizes e bases da
           educação. Além disso, é composta por uma série de normas e regras que sistematizam seu
           funcionamento. Todavia, o que a constitui, de fato, é o grupo que a compõe, configurado pela
           diferença e pela multiplicidade de sujeitos. É esse grupo que define sua história e suas marcas.

                 Enquanto instituição, a escola tem a responsabilidade de promover a transformação
           social, pois, por meio de suas estruturas e práticas, modela sujeitos de acordo com seus
           pressupostos. O tipo de sociedade e de ser humano são resultantes do tipo de práticas, das
           formas como são construídos os saberes e os entendimentos, o que amplia a responsabilidade
           social  da  escola,  que pode  libertar/emancipar, ou  pode  massificar/reproduzir  relações  de
           poder.
                 Nesse sentido, cabe perceber que as relações escola e sociedade são complexas, posto
           que, ao mesmo tempo em que a escola forma o cidadão que compõe a sociedade, ela é marcada
           pelas influências do Estado, que determina suas formas de organização. Aqui reside um ponto
           importante para reflexão, posto que a escola pode ser mera reprodutora das determinações
           socioculturais, ou pode ressignificá-las, sendo agente de transformação social, por meio dos
           saberes e práticas produzidos em seu interior.


           1 Ponderações sobre Aprendizagem e Escolarização

                 A escola é formada  por aspectos  instituídos e instituintes. Os aspectos instituídos
           compõem  o conjunto de regras, normas  e características duradouras,  que garantem a
           manutenção da escola. Já os instituintes são os movimentos do coletivo, os tensionamentos
           e pressões por mudanças, os desafios que surgem, as propostas de mudanças que aparecem.
           Como afirma Marques (2006), as aprendizagens construídas na mediação da escola são pré-
           figuradas no imaginário social, antes de constarem no Projeto Político Pedagógica (…); a escola
           se coloca como instituinte  pelos que nela atuam (profissionais da educação e comunidade
           humana particular).
                 Isso  equivale a dizer que a escola  necessita  manter sua unidade, trabalhando
           competentemente com  sua função de produção/multiplicação  de conhecimentos  e de
           transformação social, como, também, ouvindo e reforçando as diferenças, no diálogo, na busca
           de entendimento nas negociações entre os sujeitos.
                 No pensar de Marques (2006), a escola só existe e atua com seus instituintes internos. Os
           grupos que nela subsistem se mantêm em virtude dos objetivos amplos a que a escola se dedica
           e em virtude das articulações amplas e persistentes por ela exigidas (precisa da resistência que
           ela oferece). O coletivo da escola desenvolve força e se articula, porque passa a conhecer-se e a
           desenvolver laços de pertencimento, o que gera poder. Enquanto grupo, os sujeitos adquirem




           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   65
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71