Page 65 - Ação integrada de formação de professores
P. 65

PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO DE
            ESCOLARIZAÇÃO NO SÉCULO XXI. APRENDER A APRENDER NA
                   SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO




                  Dinara Bortoli Tomasi , Lizandra Andrade Nascimento , Marinês Ulbriki Costa         3
                                                                             2
                                          1


           Resumo: O texto aborda a temática da aprendizagem e da escolarização no cenário contemporâneo.
           O objetivo primordial desse estudo é refletir sobre o processo de aprender a aprender na sociedade
           da  informação  e  do  conhecimento.  A  partir das  contribuições  de  distintos  teóricos,  estruturamos  o
           artigo em tópicos complementares. No primeiro tópico, intitulado, “Ponderações sobre Aprendizagem
           e Escolarização”, analisamos os significados da aprendizagem e os desafios da escola, para viabilizar a
           construção do conhecimento e o acesso à cultura. Na parte dedicada às discussões sobre “O Papel do
           Educador no Processo de Ensinar e Aprender”, pontuamos aspectos referentes às responsabilidades e
           desafios dos educadores na organização e na sistematização das situações de ensino e aprendizagem, em
           especial, no que se refere à mobilização do desejo de aprender e ao desenvolvimento das potencialidades
           dos educandos. No tópico, “Escolarização  no Século XXI – Aprender a Aprender na Sociedade
           da Informação e do Conhecimento”, debatemos as especificidades  da sociedade atual, indagando
           as exigências de ressignificação do processo de ensinar e aprender, para que os indivíduos possam
           desenvolver as competências necessárias para situar-se nesse contexto, com autonomia, criticidade e
           responsabilidade. Nas considerações finais, corroboramos a convicção de que a aprendizagem escolar
           torna-se imprescindível ao propiciar o aprender a aprender, viabilizando a compreensão do mundo, a
           fim de que as novas gerações estabeleçam sua presença neste espaço/tempo, comprometendo-se com a
           preservação e a renovação do legado cultural, historicamente construído. A partir das reflexões esboçadas,
           almejamos  contribuir para a busca coletiva de respostas  às  inquietações que a contemporaneidade
           nos apresenta, defendendo a educação de qualidade, capaz de formar sujeitos comprometidos com a
           transformação social e com a escrita de histórias pautadas no bom senso, na cidadania participativa, no
           respeito, no engajamento e na solidariedade.
           Palavras-chave: Aprendizagem. Escolarização. Conhecimento. Aprender a aprender.


           Introdução

                 O presente texto  tem como principal propósito refletir sobre a aprendizagem e a
           escolarização no século XXI, indagando as peculiaridades do processo de aprender a aprender
           na sociedade do conhecimento. Para tanto, buscamos respaldo nos escritos de diferentes autores
           que se dedicam a compreender a questão da aprendizagem no contexto contemporâneo e as
           exigências para o educador, na condição de mediador desse processo. Os escritos propõem




           1   Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga. Mestra em Educação nas Ciências. E-mail: dinaraurislg@viacom.com.br
           2   Docente na URI – São Luiz Gonzaga. Doutora em Educação. E-mail: lizandra_a_nascimento@yahoo.com.br
           3   Coordenadora da Área de Linguística, Letras e Artes e do Curso de Letras da URI – Frederico Westphalen.
               Mestra em Letras. E-mail: marines@uri.edu.br


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   64
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70