Page 65 - Ação integrada de formação de professores
P. 65
PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PROCESSO DE
ESCOLARIZAÇÃO NO SÉCULO XXI. APRENDER A APRENDER NA
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Dinara Bortoli Tomasi , Lizandra Andrade Nascimento , Marinês Ulbriki Costa 3
2
1
Resumo: O texto aborda a temática da aprendizagem e da escolarização no cenário contemporâneo.
O objetivo primordial desse estudo é refletir sobre o processo de aprender a aprender na sociedade
da informação e do conhecimento. A partir das contribuições de distintos teóricos, estruturamos o
artigo em tópicos complementares. No primeiro tópico, intitulado, “Ponderações sobre Aprendizagem
e Escolarização”, analisamos os significados da aprendizagem e os desafios da escola, para viabilizar a
construção do conhecimento e o acesso à cultura. Na parte dedicada às discussões sobre “O Papel do
Educador no Processo de Ensinar e Aprender”, pontuamos aspectos referentes às responsabilidades e
desafios dos educadores na organização e na sistematização das situações de ensino e aprendizagem, em
especial, no que se refere à mobilização do desejo de aprender e ao desenvolvimento das potencialidades
dos educandos. No tópico, “Escolarização no Século XXI – Aprender a Aprender na Sociedade
da Informação e do Conhecimento”, debatemos as especificidades da sociedade atual, indagando
as exigências de ressignificação do processo de ensinar e aprender, para que os indivíduos possam
desenvolver as competências necessárias para situar-se nesse contexto, com autonomia, criticidade e
responsabilidade. Nas considerações finais, corroboramos a convicção de que a aprendizagem escolar
torna-se imprescindível ao propiciar o aprender a aprender, viabilizando a compreensão do mundo, a
fim de que as novas gerações estabeleçam sua presença neste espaço/tempo, comprometendo-se com a
preservação e a renovação do legado cultural, historicamente construído. A partir das reflexões esboçadas,
almejamos contribuir para a busca coletiva de respostas às inquietações que a contemporaneidade
nos apresenta, defendendo a educação de qualidade, capaz de formar sujeitos comprometidos com a
transformação social e com a escrita de histórias pautadas no bom senso, na cidadania participativa, no
respeito, no engajamento e na solidariedade.
Palavras-chave: Aprendizagem. Escolarização. Conhecimento. Aprender a aprender.
Introdução
O presente texto tem como principal propósito refletir sobre a aprendizagem e a
escolarização no século XXI, indagando as peculiaridades do processo de aprender a aprender
na sociedade do conhecimento. Para tanto, buscamos respaldo nos escritos de diferentes autores
que se dedicam a compreender a questão da aprendizagem no contexto contemporâneo e as
exigências para o educador, na condição de mediador desse processo. Os escritos propõem
1 Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga. Mestra em Educação nas Ciências. E-mail: dinaraurislg@viacom.com.br
2 Docente na URI – São Luiz Gonzaga. Doutora em Educação. E-mail: lizandra_a_nascimento@yahoo.com.br
3 Coordenadora da Área de Linguística, Letras e Artes e do Curso de Letras da URI – Frederico Westphalen.
Mestra em Letras. E-mail: marines@uri.edu.br
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 64
FORMAÇÃO DE PROFESSORES