Page 77 - Ação integrada de formação de professores
P. 77

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DOCENTE EM
                                                INTERLOCUÇÃO




                                                                   2
                               Fabiane Olegário , Flávia Zanatta , Makeli Aldrovandi     3
                                                  1


           Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos de professores da Educação Básica em
           relação ao Projeto Político Pedagógico. O foco, portanto, é compreender como um grupo de professores
           das redes municipal e estadual do Vale do Taquari/RS tece relações entre o documento e a sua prática
           pedagógica, bem como, discutir como o professor percebe o processo de concepção de tal documento.
           Para tanto, foram selecionadas respostas de professores oriundas de um Fórum que integrou o Curso de
           Formação Pedagógica organizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung),
           atividade relacionada à formação  continuada, para professores  e gestores da Educação  Básica.  Tal
           Fórum teve como propósito refletir sobre o papel do professor a partir da prática docente articulada
           aos documentos legais que regem a Instituição Escolar. Para a análise das respostas, utilizamo-nos dos
           princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), contrastando os discursos dos
           participantes aos construtos teóricos de Veiga (1998), referentes ao Projeto Político Pedagógico. Como
           resultados, percebemos que há certa dificuldade em promover a construção colaborativa do documento
           por parte das escolas em que os participantes cujas falas foram analisadas atuam; porém, há manifestação
           de interesse por parte desses educadores em engajar-se mais ativamente na construção de um PPP que
           seja colaborativo e que reflita a identidade da comunidade escolar.
           Palavras-chave: Formação de professores. Projeto Político Pedagógico. Prática pedagógica.


           Introdução

                 Este texto busca analisar de que forma os professores  envolvidos  neste estudo
           compreendem os princípios formadores e construtores do Projeto Político Pedagógico (PPP),
           bem como, possíveis intervenções do documento na sua prática pedagógica, além de discutir
           de que maneira se dá o processo de concepção do PPP nas escolas em que atuam. Para tal, parte-
           se de uma atividade específica intitulada Fórum, desenvolvida durante o Curso de Formação
           Pedagógica para Professores, ocorrido no segundo semestre de 2018. O Curso também abrangeu
           gestores das redes municipais e estaduais de ensino de 63 municípios gaúchos que, na Consulta
           Popular 2016-2017, elegeram como prioridade a formação de professores. A atividade formativa
           foi promovida pelo Consórcio das Universidades  Comunitárias Gaúchas (Comung) e pela
           Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS), em parceria com as Coordenadorias Regionais de
           Educação (CREs) e as Secretarias Municipais de Educação (SMEDs).
                 Na região do Vale do Taquari, o Curso abrangeu escolas dos municípios de Arroio do
           Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Encantado, Muçum, Relvado


           1   Doutora em Educação. Universidade do Vale do Taquari – Univates, fabiole@univates.br.
           2   Doutoranda em Ensino. Universidade do Vale do Taquari – Univates, flavia.zanatta@univates.br.
           3   Doutora em Letras. Universidade do Vale do Taquari – Univates, maldrovandi@univates.br.


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   76
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   72   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82