Page 77 - Ação integrada de formação de professores
P. 77
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PRÁTICA DOCENTE EM
INTERLOCUÇÃO
2
Fabiane Olegário , Flávia Zanatta , Makeli Aldrovandi 3
1
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos de professores da Educação Básica em
relação ao Projeto Político Pedagógico. O foco, portanto, é compreender como um grupo de professores
das redes municipal e estadual do Vale do Taquari/RS tece relações entre o documento e a sua prática
pedagógica, bem como, discutir como o professor percebe o processo de concepção de tal documento.
Para tanto, foram selecionadas respostas de professores oriundas de um Fórum que integrou o Curso de
Formação Pedagógica organizado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung),
atividade relacionada à formação continuada, para professores e gestores da Educação Básica. Tal
Fórum teve como propósito refletir sobre o papel do professor a partir da prática docente articulada
aos documentos legais que regem a Instituição Escolar. Para a análise das respostas, utilizamo-nos dos
princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011), contrastando os discursos dos
participantes aos construtos teóricos de Veiga (1998), referentes ao Projeto Político Pedagógico. Como
resultados, percebemos que há certa dificuldade em promover a construção colaborativa do documento
por parte das escolas em que os participantes cujas falas foram analisadas atuam; porém, há manifestação
de interesse por parte desses educadores em engajar-se mais ativamente na construção de um PPP que
seja colaborativo e que reflita a identidade da comunidade escolar.
Palavras-chave: Formação de professores. Projeto Político Pedagógico. Prática pedagógica.
Introdução
Este texto busca analisar de que forma os professores envolvidos neste estudo
compreendem os princípios formadores e construtores do Projeto Político Pedagógico (PPP),
bem como, possíveis intervenções do documento na sua prática pedagógica, além de discutir
de que maneira se dá o processo de concepção do PPP nas escolas em que atuam. Para tal, parte-
se de uma atividade específica intitulada Fórum, desenvolvida durante o Curso de Formação
Pedagógica para Professores, ocorrido no segundo semestre de 2018. O Curso também abrangeu
gestores das redes municipais e estaduais de ensino de 63 municípios gaúchos que, na Consulta
Popular 2016-2017, elegeram como prioridade a formação de professores. A atividade formativa
foi promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e pela
Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS), em parceria com as Coordenadorias Regionais de
Educação (CREs) e as Secretarias Municipais de Educação (SMEDs).
Na região do Vale do Taquari, o Curso abrangeu escolas dos municípios de Arroio do
Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Estrela, Encantado, Muçum, Relvado
1 Doutora em Educação. Universidade do Vale do Taquari – Univates, fabiole@univates.br.
2 Doutoranda em Ensino. Universidade do Vale do Taquari – Univates, flavia.zanatta@univates.br.
3 Doutora em Letras. Universidade do Vale do Taquari – Univates, maldrovandi@univates.br.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 76
FORMAÇÃO DE PROFESSORES