Page 80 - Ação integrada de formação de professores
P. 80

Como possível resposta aos questionamentos do Participante  2, argumentamos
           que a elaboração do PPP não pode ser vista simplesmente como a realização de uma tarefa
           burocrática solicitada pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, ou então, como um
           documento arquivado nas secretarias das escolas. Na contramão dessa ideia, portanto, o PPP,
           junto aos outros documentos escolares, deve ter como objetivo balizar as práticas educativas
           sem distanciar-se da realidade escolar.
                 O contexto em que a escola se insere deve ser o ponto de partida para a concepção do
           PPP; porém, segundo Gadotti (1994, p. 579, grifos do autor), “todo o projeto supõe rupturas
           com o presente e promessas para o futuro”. Ao projetar-se para o futuro, o PPP poderá provocar
           mudanças significativas no ambiente escolar, as quais são geradas pelo fato de o documento
           ser vivenciado no dia a dia da escola por todos os envolvidos no processo educativo. Reside aí,
           obviamente, o entendimento de que o PPP é prática, não uma teoria engavetada. Por isso, ele
           se constitui num processo contínuo de reflexões e tensionamentos sobre a prática educativa.
                 A esses pontos inerentes à constituição do PPP, Veiga (1998, p.14) acrescenta que


                                 O projeto  político  pedagógico,  ao  mesmo  tempo  em  que exige dos  educadores,
                                 funcionários, alunos e pais a definição clara do tipo de escola que intentam, requer a
                                 definição de fins. Assim, todos deverão definir o tipo de sociedade e o tipo de cidadão
                                 que pretendem formar. As ações específicas para a obtenção destes fins são os meios.
                                 Esta distinção clara entre fins e meios é essencial para a construção do Projeto Político
                                 Pedagógico.

                 Ademais, é importante destacar que o PPP busca articular a realidade àquilo que se
           pretende. Trata-se de metas que ressaltam as necessidades e as prioridades delineadas pelo
           coletivo. O ganho com esse exercício é a diminuição da distância existente entre a escola ideal
           e a escola real. Freitas (1991), nessa perspectiva, esclarece que as atitudes coletivas em prol
           da  construção  de  uma  escola  democrática  e  igualitária “terão que nascer  no  próprio  ’chão
           da escola’ […]. Não poderão ser inventadas por alguém, longe da escola e da luta da escola”
           (FREITAS, 1991, p. 23).

                 Porém, essa situação, infelizmente, não ocorre na maioria das escolas, pois raramente
           o grupo de professores é incentivado a refletir sobre as ações pedagógicas vinculadas ao PPP,
           muito embora Veiga (1998, p.12) afirme que este documento “busca a organização do trabalho
           pedagógico da escola”. A falta de participação e de reflexão no processo de construção do PPP faz
           com que ele se torne um elemento alheio ao fazer pedagógico do professor e distante do processo
           educativo, mesmo que o educador reconheça a importância desse documento para a escola. O
           reconhecimento da importância do PPP pode ser atestado no discurso do Participante 3:


                                 O PPP é um documento considerado importantíssimo que norteia todo o ambiente pedagógico de
                                 uma escola, porém, tão esquecido e tão pouco revisado que acaba se tornando um elefante branco
                                 escolar. Em primeiro lugar, ele precisa ser estudado e revisado constantemente.

                 Através  do PPP, podemos  retomar a história de uma comunidade  escolar,  pois o
           documento é elaborado por várias mãos. A redação coletiva do PPP exige a instauração do
           processo democrático e a efetiva participação dos sujeitos. Concretizar a construção coletiva do
           PPP significa avaliar o processo educativo, tendo como eixo norteador a busca da qualidade do
           ensino e da aprendizagem. Efetivamente, para que isso ocorra, é necessário destinar momentos
           para que os professores reflitam sobre suas ações pedagógicas. Nesse sentido, o Participante 4
           é enfático ao considerar que



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   79
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   75   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85