Page 78 - Ação integrada de formação de professores
P. 78

e Travesseiro, que inscreveram professores e gestores de suas escolas estaduais e municipais,
           totalizando 649 participantes, divididos em 9 turmas de professores e 8 de gestores. A carga
           horária total do Curso foi de 60 horas, distribuídas da seguinte maneira: 16 horas destinadas a
           encontros presenciais e 44 a atividades realizadas a distância.

                 Dentre as muitas atividades realizadas na modalidade a distância, que se dividiu em três
           eixos temáticos: I. Aprendizagem; II. Organização, planejamento e acompanhamento da ação
           pedagógica; e III. Avaliação, destacamos os fóruns, espaços destinados à discussão e à troca de
           ideias entre os participantes. Cada um dos eixos temáticos se dividiu em unidades de estudo
           e contou com, pelo menos, um fórum de discussão. No eixo temático 2, do qual levantamos os
           dados para a realização deste estudo, foram propostos dois fóruns. Nosso foco recaiu sobre o
           da Unidade A, intitulado A pergunta que não quer calar. No referido Fórum, os professores, com
           base na fala do educador português José Pacheco denominada “Experiências inovadoras na
           educação”, proferida no evento TEDxUnisinos, em 2012, na qual ele afirma que “Não se deve
           dar resposta sem haver pergunta”, foram desafiados a refletir sobre sua realidade escolar a partir
           da seguinte questão disparadora: “Que pergunta você, como professor, gostaria de fazer à sua
           escola?”. A tarefa ainda demandava que, após os participantes deixarem seu questionamento,
           lessem as demais contribuições dos colegas e interagissem com, pelo menos, uma delas.
                 Dentre os mais diversos temas levantados, surgiu a questão da necessidade de fazer dos
           PPPs, entre outros documentos legais, documentos que de fato tenham vida e uso dentro das
           escolas. O conjunto das postagens feito nesse Fórum por integrantes das Turmas 3 e 7 do Curso
           sobre o tema, o PPP e a prática pedagógica, configurou nosso corpus. Para o desenvolvimento
           deste texto,  elegemos alguns registros para  análise. Esses registros foram selecionados por
           apresentarem as questões que mais suscitavam reflexão por parte dos pares daquelas turmas e
           por demonstrarem uma preocupação genuína de parte dos educadores em trazer para o dia a
           dia de sala de aula aquilo que está representado nos documentos.
                 Dado o seu propósito, este estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa,
           posto que está voltado “para o entendimento e a interpretação de fenômenos humanos, cujo
           objetivo é alcançar uma visão detalhada, complexa e holística destes” (FAZENDA; TAVARES;
           GODOY, 2015, p. 62). Além disso, não tem preocupação “com representatividade numérica,
           mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização,
           etc.” (GERHARDT e SILVEIRA, 2009, p. 31). Além disso, não buscamos um volume grande
           de respostas, porque nosso foco está em discutir as percepções dos professores participantes
           do Curso e não em levantar dados estatísticos sobre o tema. Nossa abordagem só poderia ser
           qualitativa, uma vez que esse estudo se caracteriza “pela abertura das perguntas, rejeitando-se
           toda resposta fechada, dicotômica, fatal. Mais do que aprofundamento por análise, a pesquisa
           qualitativa busca o aprofundamento por familiaridade, convivência, comunicação” (DEMO,
           2005, p. 125).
                 A análise e a discussão dos dados se deram à luz da Análise Textual Discursiva, técnica
           de análise de dados qualitativos idealizada por Moraes e Galiazzi (2011) para a pesquisa em
           Educação. Sua escolha se deveu ao fato de que,


                                 como  processo  auto-organizado  de  análise  de  dados  qualitativos, a  Análise  Textual
                                 Discursiva cria espaços para a compreensão de fenômenos educacionais sob investigação
                                 e, mais que isso, para a emergência de novos conhecimentos à luz do que se estuda
                                 (MEDEIROS e AMORIM, 2017, p. 259).






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   77
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   73   74   75   76   77   78   79   80   81   82   83