Page 81 - Ação integrada de formação de professores
P. 81

[...] o horário das reuniões  pedagógicas poderia ser  um ponto de encontro  e troca de ideias,
                                 reflexões e planejamento, mas infelizmente, ainda se ocupa esse tempo com questões burocráticas
                                 e organizacionais das escolas.

                 Cabe destacar que, ao trazer esse fragmento para o texto, não queremos nos colocar
           contrárias às reuniões de carácter administrativo. Afinal, é nesses momentos que são passadas
           informações relevantes para o bom andamento das atividades escolares. Contudo, queremos
           salientar a necessidade de os professores terem um tempo institucionalizado que lhes permita
           e garanta o compartilhamento de suas práticas, bem como, as reflexões e discussões sobre elas,
           o que não parece acontecer segundo a fala do participante.
                 Dada a complexidade deste documento, não é à toa que o Projeto é também Pedagógico
           e Político, pois constituem dimensões intrínsecas. De forma breve, entendemos que a ideia
           de Projeto reside no fato de que se projeta algo para o futuro; de Pedagógico, pois as práticas
           educativas visam processos que envolvem o ensino e também a aprendizagem; e de Político,
           porque diz  respeito  ao  trabalho coletivo,  matriz  regente do  preceito  democrático.  Resende
           (1998, p.90) esclarece que é “importante enfatizar a concepção de projeto pedagógico também
           como político, pois são dimensões indissociáveis na medida em que se tornam intrinsecamente
           dependentes o fazer educativo e o fazer político”. Por tal razão, Veiga (1998, p. 12) esclarece
           que

                                 [...] se deve considerar o projeto político-pedagógico como um processo permanente
                                 de  reflexão e discussão  dos  problemas  da  escola,  na busca de  alternativas viáveis  à
                                 efetivação de sua intencionalidade. [...] Por outro lado, propicia a vivência democrática
                                 necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício
                                 da cidadania. Pode parecer complicado, mas trata-se de uma relação recíproca entre a
                                 dimensão política e a dimensão pedagógica da escola.

                 Para Gandin (2001, p. 29), “as questões da qualidade, da missão,  e, obviamente, da
           participação são especialmente valorizadas”  na construção  do PPP, que só terá sentido
           quando for, de fato, construído de modo coletivo e colaborativo e articulado aos interesses e às
           especificidades de uma dada comunidade.
                 De acordo com o artigo 12, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
           - LDBEN 9394/96, é de responsabilidade dos  estabelecimentos de ensino a construção
           e a execução do Projeto Político Pedagógico da escola. Inclui-se nesse processo a efetiva
           participação dos professores, bem como, o cumprimento do plano de trabalho, consoante o
           documento (BRASIL, 1996).
                 É possível assegurar, diante do exposto na LDBEN 9394/96, a autonomia da Escola em
           planejar e elaborar o PPP. Para tal construção, faz-se necessária a participação dos sujeitos
           escolares, incluindo aqui o papel preponderante da comunidade  escolar, visto que o PPP
           busca direcionar a escola de modo a considerar as práticas pedagógicas e políticas realizadas
           diariamente na instituição escolar. Portanto, o PPP representa os desejos e as necessidades
           oriundas de uma comunidade, levando em conta, primordialmente, os processos de ensino
           e aprendizagem, dos quais a escola e a comunidade são partícipes. Em síntese, poderíamos
           comparar o PPP a uma bússola, pois tem a função de direcionar os sujeitos a determinados
           caminhos, os quais deverão ser constantemente avaliados e discutidos com o corpo docente e
           discente da escola, bem como, com funcionários e pais.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   80
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   76   77   78   79   80   81   82   83   84   85   86