Page 81 - Ação integrada de formação de professores
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[...] o horário das reuniões pedagógicas poderia ser um ponto de encontro e troca de ideias,
reflexões e planejamento, mas infelizmente, ainda se ocupa esse tempo com questões burocráticas
e organizacionais das escolas.
Cabe destacar que, ao trazer esse fragmento para o texto, não queremos nos colocar
contrárias às reuniões de carácter administrativo. Afinal, é nesses momentos que são passadas
informações relevantes para o bom andamento das atividades escolares. Contudo, queremos
salientar a necessidade de os professores terem um tempo institucionalizado que lhes permita
e garanta o compartilhamento de suas práticas, bem como, as reflexões e discussões sobre elas,
o que não parece acontecer segundo a fala do participante.
Dada a complexidade deste documento, não é à toa que o Projeto é também Pedagógico
e Político, pois constituem dimensões intrínsecas. De forma breve, entendemos que a ideia
de Projeto reside no fato de que se projeta algo para o futuro; de Pedagógico, pois as práticas
educativas visam processos que envolvem o ensino e também a aprendizagem; e de Político,
porque diz respeito ao trabalho coletivo, matriz regente do preceito democrático. Resende
(1998, p.90) esclarece que é “importante enfatizar a concepção de projeto pedagógico também
como político, pois são dimensões indissociáveis na medida em que se tornam intrinsecamente
dependentes o fazer educativo e o fazer político”. Por tal razão, Veiga (1998, p. 12) esclarece
que
[...] se deve considerar o projeto político-pedagógico como um processo permanente
de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à
efetivação de sua intencionalidade. [...] Por outro lado, propicia a vivência democrática
necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício
da cidadania. Pode parecer complicado, mas trata-se de uma relação recíproca entre a
dimensão política e a dimensão pedagógica da escola.
Para Gandin (2001, p. 29), “as questões da qualidade, da missão, e, obviamente, da
participação são especialmente valorizadas” na construção do PPP, que só terá sentido
quando for, de fato, construído de modo coletivo e colaborativo e articulado aos interesses e às
especificidades de uma dada comunidade.
De acordo com o artigo 12, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- LDBEN 9394/96, é de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino a construção
e a execução do Projeto Político Pedagógico da escola. Inclui-se nesse processo a efetiva
participação dos professores, bem como, o cumprimento do plano de trabalho, consoante o
documento (BRASIL, 1996).
É possível assegurar, diante do exposto na LDBEN 9394/96, a autonomia da Escola em
planejar e elaborar o PPP. Para tal construção, faz-se necessária a participação dos sujeitos
escolares, incluindo aqui o papel preponderante da comunidade escolar, visto que o PPP
busca direcionar a escola de modo a considerar as práticas pedagógicas e políticas realizadas
diariamente na instituição escolar. Portanto, o PPP representa os desejos e as necessidades
oriundas de uma comunidade, levando em conta, primordialmente, os processos de ensino
e aprendizagem, dos quais a escola e a comunidade são partícipes. Em síntese, poderíamos
comparar o PPP a uma bússola, pois tem a função de direcionar os sujeitos a determinados
caminhos, os quais deverão ser constantemente avaliados e discutidos com o corpo docente e
discente da escola, bem como, com funcionários e pais.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 80
FORMAÇÃO DE PROFESSORES