Page 95 - Ação integrada de formação de professores
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Piaget (1973) corrobora a afirmação acima, ao destacar que os métodos didáticos utilizados
           pelo professor ao ministrar os conteúdos são de fundamental importância para despertar o
           interesse e desenvolver o aprendizado dos seus alunos, pois eles precisam sentir-se motivados
           a aprender. Segundo o mesmo autor, para que haja a construção do conhecimento, é necessário
           que o professor oportunize o aprendizado ao aluno, de tal modo que possa reconstruir os
           esquemas de comportamento e, ao mesmo  tempo, interiorizar os assuntos mediados  pelo
           professor.

                 Considerando as questões discutidas acima, para que as MAs possam ser implementadas
           de maneira adequada, uma medida disruptiva deve ser adotada. O professor necessita deslocar
           sua preocupação sobre o que ensinar para o como o aluno aprende, o que exige a desconstrução
           da memória que ele tem sobre como ele aprendeu a ensinar e rever o seu papel em sala de aula,
           deixando de adotar uma postura de detentor do saber para uma postura de parceiro do aluno
           na construção do conhecimento. Ao adotar essa postura, também deverá ter presente o aluno
           real, no sentido de não olhar para as diferenças individuais como obstáculos, mas, sim, como
           possibilidades de diferentes caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem. A figura 1
           apresenta um paralelo entre as situações em que o aluno é passivo e é ativo no processo de
           ensino-aprendizagem.

           Figura 1. Paralelo entre uma metodologia em que o aluno é passivo e ativo na construção do
           conhecimento




























           Fonte: Autores.


                 Na situação de passividade, apresentada na figura à esquerda, as setas têm mão única,
           pois o professor se coloca na posição de único detentor do saber e como único meio pelo qual
           o conhecimento de alguma maneira é “transferido” ao aluno. Na figura à direita, o círculo
           remete à ideia de que o professor e o aluno são parceiros na construção do conhecimento, que
           sempre é o objeto central das estratégias de ensino-aprendizagem ativas.
                 O fato de o professor dar lugar ao conhecimento como objeto central da metodologia
           adotada não lhe retira a responsabilidade no processo, pois ele tem o importante papel de
           mediador, como apontado por Gasparin (2007), que ressalta que “[…] ao assumir o papel de
           mediador pedagógico, o professor torna-se provocador, contraditor, facilitador, orientador”.
           Essa afirmação corrobora a visão de Freire (1997) de que, ao planejar a sua atuação em sala



           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   94
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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