Page 95 - Ação integrada de formação de professores
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Piaget (1973) corrobora a afirmação acima, ao destacar que os métodos didáticos utilizados
pelo professor ao ministrar os conteúdos são de fundamental importância para despertar o
interesse e desenvolver o aprendizado dos seus alunos, pois eles precisam sentir-se motivados
a aprender. Segundo o mesmo autor, para que haja a construção do conhecimento, é necessário
que o professor oportunize o aprendizado ao aluno, de tal modo que possa reconstruir os
esquemas de comportamento e, ao mesmo tempo, interiorizar os assuntos mediados pelo
professor.
Considerando as questões discutidas acima, para que as MAs possam ser implementadas
de maneira adequada, uma medida disruptiva deve ser adotada. O professor necessita deslocar
sua preocupação sobre o que ensinar para o como o aluno aprende, o que exige a desconstrução
da memória que ele tem sobre como ele aprendeu a ensinar e rever o seu papel em sala de aula,
deixando de adotar uma postura de detentor do saber para uma postura de parceiro do aluno
na construção do conhecimento. Ao adotar essa postura, também deverá ter presente o aluno
real, no sentido de não olhar para as diferenças individuais como obstáculos, mas, sim, como
possibilidades de diferentes caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem. A figura 1
apresenta um paralelo entre as situações em que o aluno é passivo e é ativo no processo de
ensino-aprendizagem.
Figura 1. Paralelo entre uma metodologia em que o aluno é passivo e ativo na construção do
conhecimento
Fonte: Autores.
Na situação de passividade, apresentada na figura à esquerda, as setas têm mão única,
pois o professor se coloca na posição de único detentor do saber e como único meio pelo qual
o conhecimento de alguma maneira é “transferido” ao aluno. Na figura à direita, o círculo
remete à ideia de que o professor e o aluno são parceiros na construção do conhecimento, que
sempre é o objeto central das estratégias de ensino-aprendizagem ativas.
O fato de o professor dar lugar ao conhecimento como objeto central da metodologia
adotada não lhe retira a responsabilidade no processo, pois ele tem o importante papel de
mediador, como apontado por Gasparin (2007), que ressalta que “[…] ao assumir o papel de
mediador pedagógico, o professor torna-se provocador, contraditor, facilitador, orientador”.
Essa afirmação corrobora a visão de Freire (1997) de que, ao planejar a sua atuação em sala
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 94
FORMAÇÃO DE PROFESSORES