Page 100 - Ação integrada de formação de professores
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•  Passo 3 – Pesquisa: Utilizar diferentes mecanismos de busca de informações, artigos,
                     livros, bancos de dados online, etc. Aqui o objetivo deve ser o de obter diferentes
                     visões a respeito do tema.

                 •  Passo 4 – Retorno: Relato das observações e conclusões da pesquisa, com o
                     compartilhamento de dados e experiências.

                 •  Passo 5 – Aprendizagem: Analisar e refletir sobre as informações abordadas no passo
                     anterior, procurando estabelecer uma relação entre diferentes disciplinas.
                 A avaliação do projeto pode se dar de maneira contínua, utilizando diferentes
           mecanismos em todas as etapas do projeto.
                 Ao desenvolver o projeto, os alunos constroem o conhecimento ao mesmo tempo
           que interagem com os colegas. A autonomia garante que os alunos busquem fontes e
           estabeleçam relações entre conteúdos de áreas diferentes, compreendendo o mundo em sua
           complexidade. O professor, ao mediar a proposta, vai avaliando a aprendizagem ao longo de
           seu desenvolvimento e redirecionando o desenvolvimento da pesquisa de acordo com seus
           objetivos.


           Considerações finais

                 O uso das metodologias ativas é uma possibilidade de recurso didático para a formação
           crítica e reflexiva do aluno da Educação Básica, neste caso, mais especificamente, do Ensino
           Médio. Uma prática docente inovadora contempla a participação coletiva e democrática
           como  requisito fundamental para uma aprendizagem significativa. Por meio da reflexão e
           do compartilhamento de conhecimentos, aliados a práticas críticas e de comprometimento, é
           possível perceber o quanto a aprendizagem baseada em estratégias de MA pode ser significativa
           e eficaz, não sendo simplesmente uma técnica para resolver problemas. Pode-se destacar ainda
           que trabalhos como a Instrução por Pares e a Aprendizagem Baseada em Projetos demonstram
           eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Enfim, considerando a relevância desse tema
           sobre metodologias, no caso, as ativas, que auxiliam os professores no desenvolvimento do
           seu trabalho com mais qualidade, fica evidente a necessidade  de maior aprofundamento
           nos estudos e de aplicações teóricas e práticas, que podem significar um grande diferencial
           na atuação do professor na Educação Básica, no que tange às diversas metodologias ativas
           existentes, bem como, possibilitar a preparação do aluno para o trabalho, o desenvolvimento
           da sua autonomia intelectual e o seu pensamento crítico.


           Referências

           BRASIL. Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em
           <www.planalto.gov.br >. Acesso em: 30 Out. 2018.

           DA COSTA, S. S.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de
           aprendizagem significativa. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 18, nº 3; p. 263-277, 2001.

           PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa.
           SANARE, v. 15, nº 02, p. 145-153, 2016.







           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                   99
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