Page 100 - Ação integrada de formação de professores
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• Passo 3 – Pesquisa: Utilizar diferentes mecanismos de busca de informações, artigos,
livros, bancos de dados online, etc. Aqui o objetivo deve ser o de obter diferentes
visões a respeito do tema.
• Passo 4 – Retorno: Relato das observações e conclusões da pesquisa, com o
compartilhamento de dados e experiências.
• Passo 5 – Aprendizagem: Analisar e refletir sobre as informações abordadas no passo
anterior, procurando estabelecer uma relação entre diferentes disciplinas.
A avaliação do projeto pode se dar de maneira contínua, utilizando diferentes
mecanismos em todas as etapas do projeto.
Ao desenvolver o projeto, os alunos constroem o conhecimento ao mesmo tempo
que interagem com os colegas. A autonomia garante que os alunos busquem fontes e
estabeleçam relações entre conteúdos de áreas diferentes, compreendendo o mundo em sua
complexidade. O professor, ao mediar a proposta, vai avaliando a aprendizagem ao longo de
seu desenvolvimento e redirecionando o desenvolvimento da pesquisa de acordo com seus
objetivos.
Considerações finais
O uso das metodologias ativas é uma possibilidade de recurso didático para a formação
crítica e reflexiva do aluno da Educação Básica, neste caso, mais especificamente, do Ensino
Médio. Uma prática docente inovadora contempla a participação coletiva e democrática
como requisito fundamental para uma aprendizagem significativa. Por meio da reflexão e
do compartilhamento de conhecimentos, aliados a práticas críticas e de comprometimento, é
possível perceber o quanto a aprendizagem baseada em estratégias de MA pode ser significativa
e eficaz, não sendo simplesmente uma técnica para resolver problemas. Pode-se destacar ainda
que trabalhos como a Instrução por Pares e a Aprendizagem Baseada em Projetos demonstram
eficácia no processo de ensino e aprendizagem. Enfim, considerando a relevância desse tema
sobre metodologias, no caso, as ativas, que auxiliam os professores no desenvolvimento do
seu trabalho com mais qualidade, fica evidente a necessidade de maior aprofundamento
nos estudos e de aplicações teóricas e práticas, que podem significar um grande diferencial
na atuação do professor na Educação Básica, no que tange às diversas metodologias ativas
existentes, bem como, possibilitar a preparação do aluno para o trabalho, o desenvolvimento
da sua autonomia intelectual e o seu pensamento crítico.
Referências
BRASIL. Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em
<www.planalto.gov.br >. Acesso em: 30 Out. 2018.
DA COSTA, S. S.; MOREIRA, M. A. A resolução de problemas como um tipo especial de
aprendizagem significativa. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 18, nº 3; p. 263-277, 2001.
PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa.
SANARE, v. 15, nº 02, p. 145-153, 2016.
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 99
FORMAÇÃO DE PROFESSORES