Page 117 - Ação integrada de formação de professores
P. 117

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. [et al]. Didática e Docência: aprendendo a profissão.
           Fortaleza: Realce Editora e Indústria Ltda, 2008.

           FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 15.
           ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2008.

           FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:
           Paz e Terra, 2001.

           FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

           GAI, E. T. P. Narrativas e conhecimento. In: Revista Desenredo, Passo Fundo, n. 2, v. 5, p. 137-
           144, jul./dez. 2009.


           GORCZEVSKI, D.; GOIS, W. F. Pesquisar e inventar: experiências com a observação e o método
           da cartografia. In: FRANCISCO, D. J.; GORCZEVSKI, D. DEMOLY, K. R. A. (Orgs). Pesquisa
           em perspectiva: percursos metodológicos na invenção da vida e do conhecimento. Mossoró:
           Edufersa, 2013. Cap. 5, p. 103-133.

           GUATTARI, Felix; e ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis,
           RJ: Vozes, 2011.

           KASTRUP, Virgínia. Novas tecnologias cognitivas: o obstáculo e a invenção. In: PELLANDA, Nize
           Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com
           Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. Cap. 3. p. 38-54.

           LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2011.


           MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases
           biológicas da compreensão humana. São Paulo: Editora Palas Athena, 2011.


           MORAES, Maria Cândida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis: Vozes,
           2003.


           MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18 ed. Rio
           de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

           PRIGOL, Edna L. e BEHRENS, Marilda A. A formação e a prática pedagógica do professor do
           ensino superior: sob a luz do paradigma da complexidade e da transdisciplinaridade. In: MIGUEL,
           Maria Elisabeth Blanck; FERREIRA, Jacques de Lima (Org.). Formação de Professores:
           História, Políticas Educacionais e Práticas Pedagógicas. Curitiba: Ed. Appris, 2015.


           ROMAGNOLI, R. C. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicol. Soc., Florianópolis, v.
           21, n. 2, p. 166-173, maio/ago. 2009.

           TURKLE, Sherry. The second self-computers and the human spirit. New York: Simon and
           Shuster, 1984.







           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 116
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   112   113   114   115   116   117   118   119   120   121   122