Page 119 - Ação integrada de formação de professores
P. 119

A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO INTERNO E EXTERNO: ANÁLISES
              REFLEXIVAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM




                                                                                     3
                                    1
                                                                                                            4
           Dirce Hechler Herbertz , Gabriela Ullmann Schons , Janaina Cardoso , Paloma Dias Silveira ,
                                                                 2
                                Sandra Danieli Werlang , Simone Moreira dos Santos      6
                                                         5
           Resumo: Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre as percepções de avaliação no contexto interno e
           externo, no âmbito educacional, a partir do trabalho de formação continuada de docentes, promovida pela
           Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e pelo Consórcio das Universidades Gaúchas – COMUNG, em
           parceria com as Universidades Comunitárias. As reflexões deste estudo são fruto da formação realizada
           pela Universidade Feevale, com professores da rede estadual e municipal das seguintes cidades do Rio
           Grande do Sul: Arroio dos Ratos, Campo Bom, Cerro Grande do Sul, Cristal, Dom Feliciano, Minas
           do Leão, São Jerônimo, Sapiranga, Sentinela do Sul e Sertão Santana. Tem como propósito analisar as
           percepções docentes acerca dos processos avaliativos, tanto internos, quanto externos e suas implicações
           no cotidiano escolar, a partir de sua prática pedagógica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que
           utiliza a análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada através de atividade proposta na temática A,
           do Eixo III – “Avaliação: saberes docentes, fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas. Avaliação
           como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas”, no ambiente virtual de aprendizagem,
           que teve como proposta organizar uma roda de conversa com professores e coordenadores da escola
           de atuação de cada professor cursista, apresentando como norte a seguinte questão: Quais concepções
           sobre avaliação circulam na instituição? Após análise, chegamos às seguintes categorias: 1. Avaliação
           externa; 2. Avaliação interna, com as subcategorias: 2.1 Concepção de avaliação do processo ensino
           aprendizagem; 2.2 Instrumentos avaliativos; 3. Autoavaliação do professor. Observamos que a avaliação
           ainda é um desafio a ser superado por grande parte dos professores, no que se refere à interpretação dos
           dados expressos nos resultados das avaliações externas, na reconfiguração da avaliação interna, no que
           tange, principalmente à escolha de instrumentos avaliativos que contemplem a diversidade presente no
           processo de ensino e aprendizagem, assim como, na autoavaliação enquanto estratégia indispensável e
           competência a ser desenvolvida continuamente.
           Palavras-chave:  Avaliação do processo  ensino aprendizagem. Avaliação externa. Autoavaliação.
           Instrumentos de avaliação da aprendizagem.



           1   Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Rede Municipal de Esteio. E-mail: dhtz@hotmail.com
           2   Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Assessora  Pedagógica da Secretaria
               Municipal de Educação de Picada Café/RS. E-mail: gabi_gusk@hotmail.com
           3   Pedagoga, Mestre  em  Diversidade  Cultural e Inclusão Social.  Professora  do  Curso  de Pedagogia da
               Universidade Feevale. E-mail: janainac@feevale.br
           4   Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.  Professora do Curso  de Pedagogia da Universidade  Feevale.
               E-mail: palomasilveira@feevale.br
           5   Pedagoga, Mestre em Educação, Linguagens e Tecnologia. Professora da Rede Municipal de São Leopoldo.
               E-mail: sandrasaoleopoldo@gmail.com
           6   Pedagoga, Mestre em Educação. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.
               E-mail: simonemore@feevale.br


           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 118
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
   114   115   116   117   118   119   120   121   122   123   124