Page 119 - Ação integrada de formação de professores
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A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO INTERNO E EXTERNO: ANÁLISES
REFLEXIVAS SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
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Dirce Hechler Herbertz , Gabriela Ullmann Schons , Janaina Cardoso , Paloma Dias Silveira ,
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Sandra Danieli Werlang , Simone Moreira dos Santos 6
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Resumo: Este artigo sintetiza algumas reflexões sobre as percepções de avaliação no contexto interno e
externo, no âmbito educacional, a partir do trabalho de formação continuada de docentes, promovida pela
Secretaria Estadual de Educação – SEDUC e pelo Consórcio das Universidades Gaúchas – COMUNG, em
parceria com as Universidades Comunitárias. As reflexões deste estudo são fruto da formação realizada
pela Universidade Feevale, com professores da rede estadual e municipal das seguintes cidades do Rio
Grande do Sul: Arroio dos Ratos, Campo Bom, Cerro Grande do Sul, Cristal, Dom Feliciano, Minas
do Leão, São Jerônimo, Sapiranga, Sentinela do Sul e Sertão Santana. Tem como propósito analisar as
percepções docentes acerca dos processos avaliativos, tanto internos, quanto externos e suas implicações
no cotidiano escolar, a partir de sua prática pedagógica. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que
utiliza a análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada através de atividade proposta na temática A,
do Eixo III – “Avaliação: saberes docentes, fundamentos teóricos e perspectivas pedagógicas. Avaliação
como instrumento de planejamento das práticas pedagógicas”, no ambiente virtual de aprendizagem,
que teve como proposta organizar uma roda de conversa com professores e coordenadores da escola
de atuação de cada professor cursista, apresentando como norte a seguinte questão: Quais concepções
sobre avaliação circulam na instituição? Após análise, chegamos às seguintes categorias: 1. Avaliação
externa; 2. Avaliação interna, com as subcategorias: 2.1 Concepção de avaliação do processo ensino
aprendizagem; 2.2 Instrumentos avaliativos; 3. Autoavaliação do professor. Observamos que a avaliação
ainda é um desafio a ser superado por grande parte dos professores, no que se refere à interpretação dos
dados expressos nos resultados das avaliações externas, na reconfiguração da avaliação interna, no que
tange, principalmente à escolha de instrumentos avaliativos que contemplem a diversidade presente no
processo de ensino e aprendizagem, assim como, na autoavaliação enquanto estratégia indispensável e
competência a ser desenvolvida continuamente.
Palavras-chave: Avaliação do processo ensino aprendizagem. Avaliação externa. Autoavaliação.
Instrumentos de avaliação da aprendizagem.
1 Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Rede Municipal de Esteio. E-mail: dhtz@hotmail.com
2 Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Assessora Pedagógica da Secretaria
Municipal de Educação de Picada Café/RS. E-mail: gabi_gusk@hotmail.com
3 Pedagoga, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Professora do Curso de Pedagogia da
Universidade Feevale. E-mail: janainac@feevale.br
4 Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.
E-mail: palomasilveira@feevale.br
5 Pedagoga, Mestre em Educação, Linguagens e Tecnologia. Professora da Rede Municipal de São Leopoldo.
E-mail: sandrasaoleopoldo@gmail.com
6 Pedagoga, Mestre em Educação. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Feevale.
E-mail: simonemore@feevale.br
AÇÃO INTEGRADA DE SUMÁRIO 118
FORMAÇÃO DE PROFESSORES