Page 124 - Ação integrada de formação de professores
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Nesse  sentido,  os  professores  de  um  dos  municípios  da  formação  relataram que a
           avaliação praticada por eles é somativa, sendo que, para aprovação, o aluno tem que obter 60
           pontos no final do ano letivo. Os alunos são avaliados através de provas e trabalhos. Nesse
           viés, a Professora I, do município de São Jerônimo, relata que a avaliação interna se pauta
           na perspectiva quantitativa, caracterizada pela “nota/número”. Para Hoffmann (1996), este
           tipo de avaliação se embasa numa postura tradicional, por classificar o aluno e determinar
           seu período anual em aprovado ou reprovado, sem considerar seu crescimento em relação à
           aprendizagem.

                 Ainda, sobre o aspecto da concepção que fundamenta a avaliação da aprendizagem, os
           professores, quando questionados sobre o sentido da estratégia de quantificação por trimestres,
           manifestam algumas incertezas, traduzidas na fala da Professora cursista J, do município de
           São Jerônimo.



                                 Esta forma de avaliação pode ser questionada por muitos por contemplar mais a questão
                                 quantitativa  e não qualitativa. Mas o professor pode utilizar métodos  diferentes ao
                                 avaliar o aluno, contemplando até aspectos qualitativos que demonstrem a evolução do
                                 mesmo ao longo de sua trajetória na escola.

                 Segundo Haydt (2000), esta avaliação somativa, vinculada à noção de medir, tem
           como premissa classificar os alunos durante um período, trimestre ou ano letivo, conforme
           os resultados apresentados em provas e trabalhos e, ao final, determinar sua aprovação ou
           reprovação. Luckesi (1998) lamenta o fato de que a maioria das escolas vê e utiliza a avaliação
           como instrumento de classificação, como fim e não como processo de aprendizagem para aferir
           a aprendizagem dos alunos e rever metodologias de ensino.

                 Nessa  perspectiva  e  concepção  de  avaliação,  pautam-se  algumas  das  realidades  dos
           Professores  Cursistas. De acordo  com  a Cursista K, do município de Campo Bom,  muitas
           práticas avaliativas não valorizam o processo, no sentido de redirecionar a prática pedagógica
           para promover aprendizagens significativas para os alunos. A prática avaliativa deveria ser de
           acompanhamento, no qual o professor teria o papel de mediador e estimulador da construção
           de novos saberes e do desenvolvimento de competências e habilidades.

           2.2 INSTRUMENTOS AVALIATIVOS


                 Um dos maiores desafios da atividade docente consiste em avaliar o estudante, de forma
           que o resultado evidencie e comprove os conhecimentos construídos durante determinado
           período do seu processo de ensino e aprendizagem.
                 Neste tópico, os instrumentos avaliativos foram discutidos  a partir das concepções
           compartilhadas entre os professores  e observou-se unanimidade no entendimento de que
           avaliar não se resume apenas ao ato de atribuir nota ao aluno ou “classificá-lo” através de
           um número, derivado única e exclusivamente de provas e testes. Ao contrário, a avaliação
           contínua e processual, com a aplicação de diferentes instrumentos avaliativos, está presente na
           fala da maioria dos professores e gestores, conforme as palavras da Professora Cursista L, do
           município de Dom Feliciano, ao expressar que o aluno “deve ser avaliado diariamente em um
           todo e não apenas em provas. O conhecimento é para ser levado para a vida e não para apenas
           um determinado dia de prova”.






           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 123
           FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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