Page 126 - Ação integrada de formação de professores
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escolas, acompanhar o aluno como um ser em processo de construção todos os dias e em todos
           os momentos, assim chegamos a uma avaliação construtiva” (PROFESSORA CURSISTA Q,
           DO MUNICÍPIO DE CRISTAL).

                 Ainda, retomando as considerações  de Hoffmann acerca da avaliação  e a relação
           dialógica que deve existir entre este tema e a postura docente, defendemos a necessidade de
           mudanças por parte dos educadores, embora, conforme a autora, se eles não compreenderem
           o significado real dessas mudanças, não saberão como construí-la, isto é,

                                 não basta alguém dizer-lhe (ao professor) que deve fazer diferente, se ele não pensar
                                 diferente sobre o que faz. É muito difícil aventurar-se ao desconhecido. O professor
                                 precisa abandonar práticas seguras e conhecidas, arriscando-se a perder seu status de
                                 competência, seu controle sobre a situação, a confiança em suas decisões (HOFFMANN,
                                 2008, p 30).


                 Por fim, pensamos que buscar novas formas de aplicação e de interpretação  de
           instrumentos avaliativos deve ser um objetivo construído  pelos professores,  de maneira
           individual e coletiva, numa perspectiva de reflexão-ação. Nesse sentido, a autoavaliação por
           parte do professor talvez seja uma alternativa em busca desse caminho.


           3 AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR

                 No contexto escolar, vivemos tempos que nos inquietam, nos questionam, nos mobilizam,
           nos fazem pensar sobre as muitas perguntas, para as quais não há respostas prontas. Cada
           situação vivenciada nos faz refletir sobre nosso papel de educadores. A autoavaliação docente
           pode  ser  uma  estratégia relevante para possibilitar ao  educador  uma  reflexão individual  e
           coletiva sobre processo de ensino e aprendizagem e a sua ressignificação individual, o que
           nem sempre é uma tarefa fácil, mas é necessária.

                 De acordo com Hoffmann (2008, p. 29), “[...] não há mudança sem sofrimento da transição,
           do próprio esforço implicado que exige, muitas vezes, renúncia, disciplina, dedicação”. Como
           já dizia Paulo Freire “somos seres inconclusos” e, portanto, eternos aprendizes. Significamos e
           ressignificamos, construímos e reconstruímos. Esses movimentos nos exigem reflexões sobre o
           fazer docente e se dão ao nos permitimos estar abertos ao novo.
                 Para Herbertz e Vitória (2018, p. 122), “[...] o professor hoje lida com situações inusitadas,
           imprevisíveis, as quais exigem análise, interpretação e reflexão para então mediar e intervir
           nas relações de aprendizagens de modo mais adequado”. Nessa perspectiva, sobre a noção do
           professor reflexivo, Alarcão (2007, p.41) afirma que se baseia na “[...] consciência da capacidade
           de pensamento e reflexão que caracteriza o ser humano criativo e não como mero reprodutor
           de ideias e práticas que lhe são exteriores”.

                 A Professora Cursista  R, do município de Sertão Santana,  ao abordar o processo de
           ensino e aprendizagem, questiona: “Mas qual de nós, professores, não nos deparamos com
           aquela pergunta: fui justo  ao  avaliar  esse  aluno?  Meus  instrumentos  de  avaliação  estavam
           adequados?” Esta fala demonstra a importância da reflexão sobre a ação, conforme citado
           por Alarcão (2007). Esta atitude passa  também pela autoavaliação do  trabalho docente. A
           autoavaliação, enquanto parte integrante  do processo  de ensino e aprendizagem, implica
           um olhar atento do professor sobre sua ação, incluindo seu planejamento, metodologias  e
           concepções de avaliação.





           AÇÃO INTEGRADA DE                                                      SUMÁRIO                 125
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