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única, escolher entre o controle total no estilo chinês e a aborda-
gem mais relaxada da “imunidade ao rebanho”? Aqui são necessá-
rias decisões difíceis que não podem ser fundamentadas apenas no
conhecimento científico - é fácil advertir que o poder estatal está
usando as epidemias como uma desculpa para impor um estado de
emergência permanente, mas que decisão alternativa aqueles que
proliferam esses avisos propõem?
Nossa reação às epidemias não é apenas um pânico orquestrado
pelos que estão no poder (por que o grande capital arriscaria uma
mega-crise?), é um alarme genuíno e bem fundamentado. Mas o
foco quase exclusivo no coronavírus em nossa mídia não se baseia
em fatos neutros, é claramente baseado em uma escolha ideológica.
Talvez se possa dispor aqui de uma modesta teoria da conspiração:
e se os representantes da ordem capitalista global existente estive-
rem de alguma forma cientes do que os analistas marxistas críticos
apontam há algum tempo - que o sistema como o conhecemos está
em profunda crise, que não pode continuar em sua forma liberal-
-permissiva existente, e estão explorando implacavelmente as epi-
demias para impor uma nova forma. O resultado mais provável da
epidemia é que um novo capitalismo bárbaro prevalecerá: muitos
idosos e fracos serão sacrificados e deixados para morrer, os traba-
lhadores terão que aceitar um padrão de vida muito mais baixo, o
controle digital de nossas vidas continuará sendo uma caracterís-
tica permanente, as distinções de classe se tornarão muito mais do
que agora uma questão de vida ou morte... Quanto das medidas
comunistas que os que estão no poder agora são obrigados a aplicar
permanecerão?
Portanto, não devemos perder muito tempo nas meditações
espíritas da Nova Era sobre como “a crise do vírus nos permitirá
focar naquilo do que nossas vidas realmente tratam” etc. A verda-
deira luta será: que forma social substituirá a liberalidade? Nova
ordem mundial capitalista? Este é o nosso verdadeiro compromisso
em Samara.
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