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certezas fáceis do fascismo: redenção pela guerra, romantização do
passado, violência como catarse da humilhação que todos carre-
gam nos lugares remotos da alma e cuja superação exige armas,
massacres e sacrifícios.
O nosso medo do futuro incerto não é a revolução, as ocupa-
ções de fábricas, a ira camponesa ou a fome endêmica, que gera
mobilizações políticas, nem o desmantelamento das instituições do
Estado a serem engendradas para por uma nova ordem. O medo
que nos assola se chama pandemia, este conceito nobre da peste
pós-moderna, cujas ameaças desmantelam a culta e superficial so-
lidariedade das categorias políticas modernas.
No vácuo da sua dissolução se esvaem as opções democráticas
para a política e as condições mínimas para as revoluções, que, se
ontem já não se apresentavam – segundo a ótica de cada um – nem
desejáveis nem convincentes, hoje criam o caldo de cultura onde
prolifera o fascismo. É a necrofilia deitada sobre contingentes in-
teiros de descartáveis, a morte do Estado de Direito pela vontade
da demência organizada no poder, a entrega do destino do Estado
– não à força da virtude – mas à vontade despida de razão e mora-
lidade pública.
Arrisco-me a apontar dois significativos pilares culturais da
situação atual da ordem política: o primeiro é a revelação feita
pelo “pensador” do presidente Bolsonaro, o dito filósofo Olavo de
Carvalho, quando revelou num tweet do dia 19 de junho o seguinte:
“Desde o início do seu mandato aconselhei o presidente que desar-
masse os seus inimigos, antes de tentar resolver qualquer ‘problema
nacional’ (e) ele fez o oposto. Deu ouvidos a generais ‘isentistas’,
dando tempo que seus inimigos se fortalecessem…”.
Ora, armados no Brasil, estão os militares e as milícias, o que
nos faz concluir que os generais “isentões” – referidos pelo “filóso-
fo” – são aqueles que defendem de dentro das suas corporações as
soluções políticas no interior do Estado de Direito, visão que revela
– por si só – a que veio e o que é o Governo Bolsonaro.
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