Page 218 - Quarentena_1ed_2020
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O segundo pilar ideológico está expresso nas manifestações
de diversas origens sobre a relação entre a “vida” e a “produção”,
o “comércio” e o “isolamento”, através das quais a irracionalida-
de olavista começa a tomar proporções de massa. Nesta dimensão
gera aquele estado “natural”, onde a morte de alguém (sempre dos
“outros”) é um detalhe, e o que “vale” é a preservação do objetivo
final, que hoje encontra resistência em grupos que deveriam estar
“desarmados” e que, para Olavo de Carvalho, não estão: os milita-
res “isentões” que, independentemente das suas preferências ideo-
lógicas não são fascistas, não desistiram de um projeto de nação e
não compactuam com a demência no poder.
Tratado como “conspiração chinesa” ou “histeria da imprensa”,
o posicionamento científico da OMS, em defesa do isolamento, vem
sendo paulatinamente tornado irrelevante pelas redes bolsonaris-
tas, associadas de forma criminosa a burocratas e empresários, que
levam o seu egoismo de classe ao seu momento mais elevado: o da
simplificação aterradora, que pode nos custar milhares de mortes
e uma crise econômica ainda mais brutal, do que aquela que já
nos espera. O voluntarismo egocentrado do Presidente é o grande
motor político da ideologia olavista, que transforma a instrumen-
talização da vida num episódio de curto prazo para o mercado.
A modernidade tardia fendida pelas religiões do fanatismo e do
dinheiro geraram um Jim Jones, num mundo isolado que funcio-
nava analogicamente. Tudo indica que a falência – ou pelo menos a
suspensão das utopias da igualdade real e da solidariedade humana
irrestrita (na época das redes e das relações globais comutativas),
estão gerando monstros bem mais cruéis.
Jim Jones pelo menos pedia a morte e o suicídio para o encon-
tro com Deus, mas os monstros de hoje consideram os mesmos
caminhos apenas para salvar seus negócios e seus mercados atuais,
mesmo que isso signifique – à médio prazo – a sua ruína final.
Esquecem que a barbárie tem um vírus que atravessa fronteira de
todas as classes, não é ideológica nem necessariamente seletiva.
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