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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                      Outro aspecto a ser destacado é a origem dos fragmentos de textos
                 que compõem as questões desse descritor, geralmente extraído de sites
                 destinados ao ensino de ciências ou ao público infantil. Em relação
                 a esse aspecto, pondero que os fragmentos de textos dessas questões
                 circulam em suportes específicos – no caso, na revista Recreio – que,
                 embora não possa ser enquadrada no gênero “científica” , traz, em
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                 suas páginas, fragmento de textos que abordam, de maneira informati-
                 va/lúdica, esse aspecto, bem como o seu site e outros sites informativos
                 sobre temas dessa área (ciências) e tais suportes de textos. No entanto,
                 embora circulem nas bibliotecas escolares e nas salas de informática
                 das escolas, parecem não ser procurados pelos alunos. Nesse caso, es-
                 tou novamente pontuado uma questão de aspecto de domínio de lin-
                 guagem pouco conhecido de determinados alunos, podendo ser um
                 dos fatores de baixo percentual de acertos.


                 Identificar a finalidade de um texto


                      Esse bloco corresponde às questões que envolvem a habilidade de
                 identificação da finalidade do texto, com base nas características do
                 gênero textual e na leitura do texto completo ou apenas em partes que
                 o compõem. Segue a seguir a Figura 7, correspondente a esse bloco:
                      Essa questão trata de um mesmo gênero textual, no caso, anúncio
                 de uma peça teatral. No entanto, não há muito apoio gráfico no texto,
                 como por exemplo, a estrutura de um anúncio destinado ao público in-
                 fantil e com as informações organizadas estruturalmente em forma de
                 anúncio – propaganda, se considerarmos que esse é “um instrumento
                 – unidade de conteúdo temático, composição e estilo – [...] adaptado a
                 um destinatário preciso, a um conteúdo preciso, a uma finalidade dada
                 numa determinada situação” (Schneuwly, 2004, p. 24). Outra questão
                 poderia ser a pouca familiaridade dos alunos do 2º ano com este tipo
                 de texto, uma vez que além de ler, terá que saber para que serve, iden-




                 13  Aqui não entrarei no mérito “do conhecimento científico” abordado nesses fragmentos de texto, pois
                 exigiria escrita de outro texto.


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