Page 128 - Garantia do Direito à Educação
P. 128

Darlize Teixeira de Mello


                    considerando o critério: diferenciar letras de outros sinais gráficos e reco-
                    nhecer sílabas, considerando o critério: reconhecer a sílaba de palavras
                    por imagem. E, em um segundo bloco, exemplos de questões de menor
                    percentual de acertos, do eixo leitura, referentes à avaliação do descritor
                    reconhecer o assunto de um texto e identificar a finalidade de um texto. 7


                    Questões com maior percentual de acertos na rede municipal
                    de ensino de Porto Alegre: a visibilidade da alfabetização

                         Destaco que as questões que obtiveram maiores percentuais de
                    acertos pertencem ao eixo apropriação do sistema de escrita e ao eixo
                    de leitura, neste último, representadas pelos descritores ler palavras e
                    identificar a finalidade do texto.


                    Diferenciar letras de outros sinais gráficos


                         Do primeiro bloco, do eixo apropriação do sistema de escrita, refe-
                    rente ao item reconhecer letras, apresento, então, a questão 1 classifica-
                    da em 1º lugar (2010/Teste 1), considerando a habilidade referente à
                    diferenciação de letras de outros sinais gráficos  (Figura 4).
                                                                 8
                         Observa-se, a partir dessa questão, que um percentual grande de alu-
                    nos da RMEPOA, já inicia o segundo ano primeiro ciclo, uma vez que o
                    Teste 1 é aplicado em meados de abril, com a habilidade de diferenciar
                    letras de outros sinais gráficos como numerais, sinais de pontuação, dese-
                    nhos, etc. Embora essa pareça uma habilidade fácil, quem trabalha com
                    alunos da RMEPOA sabe o quanto há um investimento dos professores
                    alfabetizadores para que a consolidação desse descritor ocorra já no pri-
                    meiro ano do primeiro ciclo, trabalhando-se com os alunos justamente o
                    reconhecimento e a nomeação das letras do alfabeto, a diferenciação das
                    letras de números e outros sinais gráficos e o conhecimento da ordem alfa-





                    7  Devido ao número de laudas, será analisada apenas uma questão de cada bloco, eixo e descritor.
                    8  Em razão de o comando de voz (aquilo que o professor/aplicador pode ler para o aluno durante a aplicação do
                    Teste) não aparecer no documento em análise (Caderno do Aluno), tal comando será colocado em nota de ro-
                    dapé, com marcação em itálico, com vistas a recuperar o que não pode ser visualizado nas questões em análise.


                    128





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   128                       04/07/2018   16:40:53
   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132   133