Page 128 - Garantia do Direito à Educação
P. 128
Darlize Teixeira de Mello
considerando o critério: diferenciar letras de outros sinais gráficos e reco-
nhecer sílabas, considerando o critério: reconhecer a sílaba de palavras
por imagem. E, em um segundo bloco, exemplos de questões de menor
percentual de acertos, do eixo leitura, referentes à avaliação do descritor
reconhecer o assunto de um texto e identificar a finalidade de um texto. 7
Questões com maior percentual de acertos na rede municipal
de ensino de Porto Alegre: a visibilidade da alfabetização
Destaco que as questões que obtiveram maiores percentuais de
acertos pertencem ao eixo apropriação do sistema de escrita e ao eixo
de leitura, neste último, representadas pelos descritores ler palavras e
identificar a finalidade do texto.
Diferenciar letras de outros sinais gráficos
Do primeiro bloco, do eixo apropriação do sistema de escrita, refe-
rente ao item reconhecer letras, apresento, então, a questão 1 classifica-
da em 1º lugar (2010/Teste 1), considerando a habilidade referente à
diferenciação de letras de outros sinais gráficos (Figura 4).
8
Observa-se, a partir dessa questão, que um percentual grande de alu-
nos da RMEPOA, já inicia o segundo ano primeiro ciclo, uma vez que o
Teste 1 é aplicado em meados de abril, com a habilidade de diferenciar
letras de outros sinais gráficos como numerais, sinais de pontuação, dese-
nhos, etc. Embora essa pareça uma habilidade fácil, quem trabalha com
alunos da RMEPOA sabe o quanto há um investimento dos professores
alfabetizadores para que a consolidação desse descritor ocorra já no pri-
meiro ano do primeiro ciclo, trabalhando-se com os alunos justamente o
reconhecimento e a nomeação das letras do alfabeto, a diferenciação das
letras de números e outros sinais gráficos e o conhecimento da ordem alfa-
7 Devido ao número de laudas, será analisada apenas uma questão de cada bloco, eixo e descritor.
8 Em razão de o comando de voz (aquilo que o professor/aplicador pode ler para o aluno durante a aplicação do
Teste) não aparecer no documento em análise (Caderno do Aluno), tal comando será colocado em nota de ro-
dapé, com marcação em itálico, com vistas a recuperar o que não pode ser visualizado nas questões em análise.
128
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 128 04/07/2018 16:40:53