Page 132 - Garantia do Direito à Educação
P. 132

Darlize Teixeira de Mello


                    1º lugar (2010/Teste 1), considerando a habilidade referente a reco-
                    nhecer o assunto de um texto (Figura 6).

                         Observa-se, nesta questão, que o baixo índice de acertos se deve
                    pela dificuldade de reconhecer sobre o que trata o referido texto, uma
                    vez que o próprio texto não responde à pergunta feita no título de
                    forma clara. Podemos dizer que a enunciação de outros seres vivos que
                    dormem, no texto, pode ter sido um elemento dificultador para o leitor
                    iniciante, uma vez que as alternativas de respostas permitem inferên-
                    cias “inadequadas” ao texto, considerando a resposta “os passarinhos”
                    ou “os cachorros, por exemplo. Ou a relação do dormir com quando
                    dormimos, e nesse caso, a resposta a ser assinalada seria “noite”, uma
                    vez que alunos de segundo ano nem sempre tem uma leitura fluente
                    que lhes permita a leitura de um texto com a extensão deste de forma
                    compreensiva, considerando ser teste 1 e sua aplicação ser em meados
                    de abril ou maio.


































                    Figura 6: Caderno do Aluno Questão 24/Teste 1.
                    Fonte: Mello (2012, p. 347).


                    132





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   132                       04/07/2018   16:40:53
   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137