Page 132 - Garantia do Direito à Educação
P. 132
Darlize Teixeira de Mello
1º lugar (2010/Teste 1), considerando a habilidade referente a reco-
nhecer o assunto de um texto (Figura 6).
Observa-se, nesta questão, que o baixo índice de acertos se deve
pela dificuldade de reconhecer sobre o que trata o referido texto, uma
vez que o próprio texto não responde à pergunta feita no título de
forma clara. Podemos dizer que a enunciação de outros seres vivos que
dormem, no texto, pode ter sido um elemento dificultador para o leitor
iniciante, uma vez que as alternativas de respostas permitem inferên-
cias “inadequadas” ao texto, considerando a resposta “os passarinhos”
ou “os cachorros, por exemplo. Ou a relação do dormir com quando
dormimos, e nesse caso, a resposta a ser assinalada seria “noite”, uma
vez que alunos de segundo ano nem sempre tem uma leitura fluente
que lhes permita a leitura de um texto com a extensão deste de forma
compreensiva, considerando ser teste 1 e sua aplicação ser em meados
de abril ou maio.
Figura 6: Caderno do Aluno Questão 24/Teste 1.
Fonte: Mello (2012, p. 347).
132
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 132 04/07/2018 16:40:53